Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Mc 2,15-29)

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.

Naqueles dias, 15os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizar os sacrifícios. 16Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte.

17Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes”.

19Com voz forte, Matatias respondeu: “Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, 20eu, meus filhos e meus irmãos, continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. 21Deus nos guarde de abandonar sua Lei e seus mandamentos. 22Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”.

23Mal ele concluiu estas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin segundo a determinação do rei. 24Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. 25Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar e destruiu o altar. 26Ardia em zelo pela Lei, como Finéias havia feito com Zambri, filho de Salu. 27E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança venha e siga-me!” 28Então fugiram, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 49)

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Falou o Senhor Deus, chamou a terra,/ do sol nascente ao sol poente a convocou./ De Sião,/ beleza plena, Deus refulge.

— “Reuni à minha frente os meus eleitos,/ que selaram a Aliança em sacrifícios!”/ Testemunha o próprio céu seu julgamento,/ porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— Imola a Deus um sacrifício de louvor/ e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo./ Invoca-me no dia da angústia,/ e então te livrarei e hás de louvar-me”.

Evangelho (Lc 19,41-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Nossas cidades precisam da presença de Jesus

“Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar” (Lucas 19,41).

Imagine a cena: é Jesus quem se aproxima da Sua cidade, a cidade santa de Jerusalém. Quando nos aproximamos da nossa cidade, muitas vezes, vamos nos alegrar. Então, por que Jesus começa a chorar? Não é por causa dos prédios, dos edifícios, das construções, não é por causa da cidade física; é por causa dos seus habitantes, dos seus cidadãos, dos seus chefes, seus governantes, é por causa do Seu povo que ali vive.

Essa cidade sempre abençoada desde quando ela foi sonhada no coração de Deus como figura da Jerusalém celeste, a cidade santa onde habitaremos para sempre com Ele. Deus edificou uma Jerusalém na Terra, mas ela já foi, no passado anterior a Jesus, destruída pelos maus procedimento dos seus chefes, dos seus governantes… Não sobrou pedra sobre pedra. Ela foi novamente reconstruída, ela foi novamente retificada e colocada na presença do Senhor. Mas, mais uma vez ou muitas vezes, prevaricou; agora, pela indiferença, por não acolher o seu Salvador, por não acolher Seu Mestre e Senhor.

Nossas cidades precisam de Jesus, precisam de conversão, precisam acolher o Evangelho.

Quando Jesus se refere assim à cidade, Ele se refere aos seus habitantes. Se olharmos para as nossas cidades, se olharmos muitas vezes para nossas casas e famílias, Jesus chora ou se alegra com nossas cidades? Jesus chora ou se alegra com nossas famílias? Jesus chora ou se alegra com nossa vida? Como é que temos correspondido à graça recebida? É Deus que veio nos visitar, Ele está aqui, Ele está no meio de nós. Mas como é que O recebemos? Como O acolhemos? Como permitimos que a Sua presença faça diferença em nossa vida?

Se olharmos as cidades nossas de hoje, muitas são transformadas até no sentido urbanístico. E que bom, porque as melhorias são importantes para os cidadãos. Mas nossas cidades precisam de Jesus, precisam de conversão, precisam acolher o Evangelho, porque prédios que se levantam também se destroem, vidas que se levantam também caem. Não adianta somente erguer a vida; é preciso ter os olhos fixos n’Aquele que mantém a nossa vida viva para sempre. Por isso, não percamos o olhar da graça, não percamos o nosso olhar de Jesus.

Que a nossa vida seja a alegria do coração de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.