Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 17,32-33.37.40-51)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu.

41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultastes! 46Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra.

50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 51E, como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 143)

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!

— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.

— Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.

Evangelho (Mc 3,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Permita que Jesus cure a sua mão seca

 “Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!”. E pedir-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou permitir-la morrer?”. (…) E Jesus disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada” (Marcos 3, 3-5).

A mão seca, meus irmãos, representa o homem na sua incapacidade de dar e de receber. Mas não basta apenas ter uma mão aparentemente triste nós para receber e para dar, porque podemos dar e receber de uma forma doentia, de uma forma errada. Jesus, com esse gesto, Ele cura o nosso modo de dar e de receber; Ele cura, muitas vezes, na raiz, um problema que nós temos na hora de oferecer o nosso amor ou na hora de receber o amor dos outros. 

A nossa mão ficou doente desde aquela experiência dramática no Éden. Os nossos primeiros pais Adão e Eva não se roubaram do pais, ao invés de acolher ou acolher. Ao proibido a mão para pegar o fruto, eles foram mordidos serpentes, que os iludiu a respeito do amor de Deus, e suas mãos tornaram-se secas. Adão e amado-se incapaz de amar; amor não se rouba; amor se recebe. Os dois pensados ​​podem, como coisas, possuir, até mesmo, a Deus. E o resultado foi trágico: nós nos tornamos homens e mulheres de mão seca. 

Curar a mão seca é questão de vida ou de morte; se eu abrir a mantenho, e receber doando, eu produz vida; do contrário, eu produzo morte

A vida em si tem um ciclo: alguém é amado, por isso, ama; recebe, por isso, dá. E todos nós a vida como um dom! Porém, sabemos fazer da nossa vida um do nós para os outros? Ou será que manipulo ou amor das pessoas? Será que jeito comprar do outro, o possuir e fazer-lo igual a mim (do meu, da minha forma de pensar, da minha forma de ver as coisas)?

Amor manipulado é estéril, vazio, seco; é um amor que seleciona a quem se vai amar, exclui a quem não se quer amar; viva em guetos, em grupinhos, em círculos fechados. E quem assim ama não ama com o amor de Cristo. 

Por isso, Jesus está começando a aprender o homem para que todos nós nos identificamos com ele, para que e você reconheçamos: “ Eu sou essa pessoa; eu tenho a mão seca, eu estou incapacitado de amar; eu ainda estou amando de uma forma defeituosa, interessaira”… Você identifica na sua vida todos os motivos que levaram a sua mão a esse estado: egoísmo; fechamento; falta de perdão; orgulho; vaidade; ganância; ódio; bem; Essas coisas podem ter tornado a sua mão em todas as mãos secas. 

Curar essa mão seca é questão de vida ou de morte; de bem ou de mal. É a forma como se usa a mão, se eu a mantimento aberto, recebendo e doando, eu produzo vida; do contrário, eu produzo morte.

Cristo modo doentio com nos salva do amor; Ele nos faz completos no amor, sabendo e sabendo dar! 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.