Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dt 7,6-11)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade sois o menor de todos – 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.

9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática”. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 102)

— O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Segunda Leitura (1Jo 4,7-16)

Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 11,25-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos ter um coração manso como o de Jesus

 “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11,29-30).

Hoje, nos dirigimos ao Sagrado Coração de Jesus. Quando olhamos para o coração de Jesus, queremos aprender d’Ele como deve ser o nosso coração. É mais do que isso, devemos permitir que Jesus molde, direcione e forme o nosso coração.

No coração está a sede de tudo aquilo que nós somos, nossas emoções, nossos sentimentos, nossa saúde emocional, psíquica e psicológica. Como é importante cuidarmos do coração.

Sei que, muitas vezes, nos deixamos dominar pela razão e a cabeça não para de rodar, se preocupa em multiplicar e dividir. Acalme os pensamentos e o coração; volte-se para o coração de Jesus, lá é o refúgio seguro.

O coração de Jesus é o socorro para a minha alma, para o meu espírito e para tudo aquilo que sou. Não há refúgio melhor para a nossa alma! Caminhamos tanto nessa vida cansados, fatigados pelo peso dos nossos fardos, obrigações e compromissos. Nós que andamos tão cansados com a mente atordoada por tantos devaneios, nós que vivemos imersos nas preocupações e tensões da vida, nós que vivemos pouco no presente, mas sempre abalados pelo passado e preocupados com o futuro, é preciso acalmar o coração e nos voltarmos para o coração de Jesus.

Qual é o segredo do coração de Jesus? Ele mesmo diz: “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração”.

Se aprendermos essas duas coisas do coração, a nossa vida terá outro rumo e sentido. Primeiro, a mansidão, aquele que deixa o coração se acalmar, aquele que não violenta seus pensamentos, seus sentimentos e não se aflige em demasia com tudo aquilo que nos contraria.

Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma

O coração manso é o coração que escuta, não é o coração que grita primeiro. Sei que temos muitos gritos e coisas afogadas dentro de nós, mas amansemos esse coração, tiremos dele essas ondas violentas, que tantas vezes o atormenta, e permita que a mansidão tome conta de nós.

Não imagine que ser manso é aquela pessoa indiferente e fria, que não está nem aí para as coisas, pelo contrário, manso é aquele coração que está ligado no que está acontecendo, mas não está tomado pelos sentimentos azedos, amargurados e, sobretudo, violentos da vida.

O coração manso é aquele que separa as águas, é aquele coração que, primeiro, escuta, faz discernimento para, depois, tomar a decisão em qualquer situação. Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma.

Para ser manso é preciso ser muito humilde, pois, sem humildade, sem se despir da maldade, do orgulho, da soberba e desses sentimentos de grandiosidade que tomam conta de nós, o nosso coração se torna mais violento e cada vez mais movido pelas tempestades.

Que Jesus nos dê um coração como o Seu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.