Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Tm 4,12-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 12ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. 13Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério.

15Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. 16Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 110)

— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Grandiosas são as obras do Senhor!

— Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.

— Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito.

— Temer a Deus é o princípio do saber, e é sábio todo aquele que o pratica. Permaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho (Lc 7,36-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Falta-nos amor e misericórdia para com o próximo

 “Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lucas 7,47).

Está aí para nós uma das passagens mais belas de toda a Sagrada Escritura. Jesus estava na casa de Simão, um fariseu, que Lhe ofereceu refeição, que O acolheu em sua casa, mas quem acolheu Jesus, de verdade, em seu coração, foi a mulher tida como pecadora. Ela sabia que Jesus estava à mesa e foi ao encontro d’Ele, jogou-se aos pés d’Ele, chorou aos pés d’Ele e, com suas lágrimas, banhou os pés do Senhor; depois, com seus próprios cabelos, enxugou os pés do Mestre, beijou os pés d’Ele e deu todo o amor do seu coração a Jesus.

Não sei que vida essa mulher tinha, mas, com certeza, por ser chamada de pecadora, ela era compreendida pela normativa da época como mulher da vida, como meretriz ou qualquer mulher que tinha um comportamento assim. Ela deu seu corpo para que os homens sentissem prazer por meio dela. Agora, no entanto, ela não queria mais ninguém usando e abusando do dom sagrado que era o seu corpo. Se algum dia ela deu o seu corpo para o pecado, ela estava dando o seu corpo para a graça, por isso ela se jogou inteira aos pés de Jesus.

Os sinais são belos: primeiro, às lágrimas de arrependimento, de contrição, lágrimas da dor que o pecado causou no coração. Essas lágrimas não vão para o mundo, ela jogou essas lágrimas aos pés do Senhor. Depois, o amor, que foi demonstrado pelo cabelo que enxuga os pés de Jesus. O amor demonstrado pelo beijo, quando ela beija os pés do Senhor para dizer: “Esse é o amor da minha vida. Não é mais a vida que vivi”.

Falta-nos amor e misericórdia para com os outros, falta-nos muito amor a Jesus no gesto e nas atitudes

Simão julgou: “Jesus não conhece essa mulher, não sabe quem está se jogando aos pés d’Ele”. É a nossa mania ou a nossa pouca conversão de julgar as aparências, de julgar as pessoas. Ela, na verdade, demonstrou grande amor, por isso alcançou a profundidade do perdão de Deus, porque demonstrou muito amor. Simão mal cumprimentou Jesus, mal Lhe deu o ósculo santo.

Sabe, nós que achamos que não precisamos de conversão, que achamos que já somos santos e melhores que os outros, falta-nos muito amor e muita misericórdia para com os outros, falta-nos muito amor a Jesus no gesto e nas atitudes.

Às vezes, as pessoas que já são muito de igreja, até a forma de participar da Missa é indiferente, estão voando, sentam-se atrás e nem prestam mais atenção. Pensam que não precisam mais, porque foram convertidas, são santas e nem têm mais compaixão para com o próximo, porque já fizeram a sua parte.

Tomemos cuidado, porque muitos pecadores rejeitados por nós, como disse Jesus, nos precederão no Reino dos Céus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.