Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Efésios 1: 11-14)

11 Aquele por quem nós entramos em uma herança, escolhida de antemão de acordo com o plano prévio daquele que realiza tudo de acordo com a decisão de sua vontade, 12 para que possamos ser louvados por sua glória, aqueles que anteriormente havíamos esperado em Cristo. 13 Nele também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e acreditava nele, foram selados com o Espírito Santo da promessa, 14 , que é um penhor da nossa herança até a redenção do povo de sua posse, para louvar a sua glória.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Ps 32,1-2,4-5,12-13)

- Bem-aventurado o povo que o Senhor escolheu como herança

- Bem-aventurado o povo que o Senhor escolheu como herança

- Aclamação, justa, ao Senhor, que merece o louvor do bem. Dê graças ao Senhor com a harpa, toque a harpa de dez cordas em sua homenagem.

- Que a palavra do Senhor é sincera, e todas as suas ações são verdadeiras; ele ama a justiça e a lei, e sua misericórdia enche a terra.

- Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu como herança. O Senhor olha do céu, ele olha para todos os homens.

Evangelho (Lucas 12: 1-7)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

- Glória a você, Senhor.

1 Nisto, tendo reunido milhares e milhares de pessoas, mesmo pisando um no outro, ele começou a dizer aos seus discípulos primeiro: "Cuidado com o fermento dos fariseus, que é hipocrisia. 2 Nada é oculto que não seja descoberto ou oculto que não seja conhecido. 3 Porque, como falaste na escuridão, será ouvido na luz, e o que disseste no teu ouvido em salas privadas será proclamado dos telhados. 4 "Eu digo a vocês, meus amigos: Não temam aqueles que matam o corpo, e depois disto eles não podem fazer mais. 5 Eu vou te mostrar quem você deve temer: temer Aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar Gehenna; sim, repito: tenha medo dele. 6«Você não vende cinco pássaros para dois ases? Bem, nenhum deles é esquecido diante de Deus. 7 Até os cabelos da vossa cabeça são contados. Não tenha medo; você vale mais do que muitos pássaros.

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Combatamos a hipocrisia que está em nós

Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo

“Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12,1-2).

Os fariseus tinham um problema: eles viviam de aparências. Vivemos numa sociedade que tem o mesmo problema, é a sociedade das aparências, onde tudo aparenta ser uma coisa, onde tudo é belo.

Olhe as propagandas, as imagens na televisão, olhe as fotos que as pessoas colocam nas redes sociais, todo mundo quer aparentar uma coisa. Olhe as caricaturas do mundo político, o que eles realizam lá é o que se realiza na sociedade.

Para a sociedade das aparências, o que importam são as máscaras. Não vivemos o carnaval somente na época do carnaval, a vida é marcada por um constante carnaval onde um fervor de animosidade toma conta dos corações, e cada um usa a máscara mais conveniente para cada situação ou para onde pensa se dar bem. A sociedade da conveniência se junta à sociedade das aparências, e formamos uma sociedade hipócrita.

Precisamos fugir, mas também combater, especialmente em nós, pois todos nós sofremos terrivelmente a tentação de queremos estar melhor para os outros. E “estar melhor” é aparentar ser melhor, saber mais, ter mais e assim por diante. Queremos aparentar o que não somos, o que não sabemos; queremos viver como se tudo estivesse muito bem, quando muitas coisas não estão bem nem dentro de nós.

É preciso ter calma, silenciar a alma e o nosso interior, sair dos combates, das brigas, das competições, inclusive, no mundo virtual, no mundo das redes sociais, e nos voltar para nós e para o nosso interior. Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e o melhor testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo.

Quando nos renovamos, quando buscamos coisas autênticas, não engolimos a hipocrisia do mundo. É verdade que o que é aparente gosta do que é aparente, aquilo que é falso atrai o que é falso, a mentira atrai a mentira. Então, vivamos a verdade! E não me refiro à verdade daquilo que acho que é verdade, refiro-me à verdade a respeito de mim, de você, a verdade que liberta do pecado, das aparências, dos erros, dos enganos e das ilusões.

Vivamos em nós o Espírito da Verdade, para que o fermento do farisaísmo não tome conta de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL