Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Efésios 1: 11-14)

11 Aquele por quem nós entramos em uma herança, escolhida de antemão de acordo com o plano prévio daquele que realiza tudo de acordo com a decisão de sua vontade, 12 para que possamos ser louvados por sua glória, aqueles que anteriormente havíamos esperado em Cristo. 13 Nele também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e acreditava nele, foram selados com o Espírito Santo da promessa, 14 , que é um penhor da nossa herança até a redenção do povo de sua posse, para louvar a sua glória.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Ps 32,1-2,4-5,12-13)

- Bem-aventurado o povo que o Senhor escolheu como herança

- Bem-aventurado o povo que o Senhor escolheu como herança

- Aclamação, justa, ao Senhor, que merece o louvor do bem. Dê graças ao Senhor com a harpa, toque a harpa de dez cordas em sua homenagem.

- Que a palavra do Senhor é sincera, e todas as suas ações são verdadeiras; ele ama a justiça e a lei, e sua misericórdia enche a terra.

- Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu como herança. O Senhor olha do céu, ele olha para todos os homens.

Evangelho (Lucas 12: 1-7)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

- Glória a você, Senhor.

1 Nisto, tendo reunido milhares e milhares de pessoas, mesmo pisando um no outro, ele começou a dizer aos seus discípulos primeiro: "Cuidado com o fermento dos fariseus, que é hipocrisia. 2 Nada é oculto que não seja descoberto ou oculto que não seja conhecido. 3 Porque, como falaste na escuridão, será ouvido na luz, e o que disseste no teu ouvido em salas privadas será proclamado dos telhados. 4 "Eu digo a vocês, meus amigos: Não temam aqueles que matam o corpo, e depois disto eles não podem fazer mais. 5 Eu vou te mostrar quem você deve temer: temer Aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar Gehenna; sim, repito: tenha medo dele. 6«Você não vende cinco pássaros para dois ases? Bem, nenhum deles é esquecido diante de Deus. 7 Até os cabelos da vossa cabeça são contados. Não tenha medo; você vale mais do que muitos pássaros.

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Combatamos a hipocrisia que está em nós

Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo

“Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12,1-2).

Os fariseus tinham um problema: eles viviam de aparências. Vivemos numa sociedade que tem o mesmo problema, é a sociedade das aparências, onde tudo aparenta ser uma coisa, onde tudo é belo.

Olhe as propagandas, as imagens na televisão, olhe as fotos que as pessoas colocam nas redes sociais, todo mundo quer aparentar uma coisa. Olhe as caricaturas do mundo político, o que eles realizam lá é o que se realiza na sociedade.

Para a sociedade das aparências, o que importam são as máscaras. Não vivemos o carnaval somente na época do carnaval, a vida é marcada por um constante carnaval onde um fervor de animosidade toma conta dos corações, e cada um usa a máscara mais conveniente para cada situação ou para onde pensa se dar bem. A sociedade da conveniência se junta à sociedade das aparências, e formamos uma sociedade hipócrita.

Precisamos fugir, mas também combater, especialmente em nós, pois todos nós sofremos terrivelmente a tentação de queremos estar melhor para os outros. E “estar melhor” é aparentar ser melhor, saber mais, ter mais e assim por diante. Queremos aparentar o que não somos, o que não sabemos; queremos viver como se tudo estivesse muito bem, quando muitas coisas não estão bem nem dentro de nós.

É preciso ter calma, silenciar a alma e o nosso interior, sair dos combates, das brigas, das competições, inclusive, no mundo virtual, no mundo das redes sociais, e nos voltar para nós e para o nosso interior. Combater a hipocrisia que está em nós é o melhor remédio e o melhor testemunho que podemos dar para a transformação deste mundo.

Quando nos renovamos, quando buscamos coisas autênticas, não engolimos a hipocrisia do mundo. É verdade que o que é aparente gosta do que é aparente, aquilo que é falso atrai o que é falso, a mentira atrai a mentira. Então, vivamos a verdade! E não me refiro à verdade daquilo que acho que é verdade, refiro-me à verdade a respeito de mim, de você, a verdade que liberta do pecado, das aparências, dos erros, dos enganos e das ilusões.

Vivamos em nós o Espírito da Verdade, para que o fermento do farisaísmo não tome conta de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.