Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 5,12.15b.17-19.20b-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça.

18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.

20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 39)

— Eis que venho fazer,/ com prazer,/ a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer,/ com prazer,/ a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes,/ mas abristes, Senhor, meus ouvidos;/ não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados,/ e então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro:/ “Com prazer faço a vossa vontade,/ guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas novas de vossa justiça anunciei/ numa grande assembleia;/ vós sabeis:/ não fechei os meus lábios!

— Mas se alegre e em vós rejubile/ todo ser que vos busca, Senhor!/ Digam sempre:/ “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio.

Evangelho (Lc 12,35-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A luz de Jesus precisa estar acesa dentro de nós

“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lucas 12,35).

Precisamos ser, de fato, operários da messe do Senhor com toda a prudência e determinação que se exige de um bom operário; aqueles homens que estão esperando o seu senhor voltar da festa de casamento para abrir imediatamente a porta, e nós não podemos estar dormindo, não podemos estar cochilando, não podemos estar vacilando. É preciso a todo momento estarmos cuidando de nós mesmos. E cingir os rins é dizer: “Estou atento”, “Estou ligado e conectado à graça”, para que a gente não se desvie, para que não estejamos naquele estado de dormência e nos deixemos levar pelos tempos em que estamos.

Aqui não só os rins cingidos, mas as lâmpadas acesas, porque, se você apaga a lâmpada do interior, da alma e do coração, o coração vai para a escuridão, e é o que acontece quando apagamos a luz do nosso quarto e queremos levantar, vamos tropeçar se não estivermos com a luz acesa. Não dá para caminhar na escuridão, não só tropeçamos, mas caímos, machucamos e tantas tragédias e desastres acontecem.

Permitamos que a luz de Jesus esteja nos conduzindo e não permaneçamos nas trevas e nem na escuridão

Imagina caminharmos na escuridão da alma. Jesus é a luz do mundo, é sua luz que precisa estar em nós para sermos lâmpadas acesas, iluminando os caminhos por onde estamos andando para não caminharmos nas trevas, para não caminharmos na escuridão, para não nos perdermos nas estradas do mundo, nos nossos pensamentos, nos nossos sentimentos porque as tentações vêm para dentro de nós.

Às vezes, temos um mau pensamento, temos um mau sentimento, às vezes, vem dentro de nós um sentimento negativo e ruim, em vez de pegarmos a luz, que é Jesus, e acender dentro de nós e incendiar o nosso coração, deixamo-nos conduzir por esse sentimento, por esse pensamento e vamos nos envolvendo em coisas obscuras; e, quando vemos, estamos nas trevas, os rins não estão cingidos e as lâmpadas não estão acesas.

Não importa a hora que o Senhor venha, não importa a hora que tenhamos que sair desse mundo, seja de manhã, à tarde ou à noite, de madrugada ou ao anoitecer, é importante não deixar a alma escurecer, é importante não deixar que o nosso coração se leve pelas trevas. Passamos pelas amarguras da vida, pelas noites escuras da alma, mas, na noite mais escura da alma, no sofrimento mais duro que possamos passar nessa vida, permitamos que a luz de Jesus esteja nos conduzindo e não permaneçamos nas trevas nem na escuridão, mas que a luz de Jesus nos dê a direção da vida e do coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.