Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 14,2-10)

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.

8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 80,67-1)

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

— Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

— Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com mel que sai da rocha o fartaria”.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos todos os dias o dom da escuta

 “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12,29-31).

Toda a Lei se resume no amor. Quem vive no amor cumpre plenamente a Lei, mas para viver o amor é preciso aprender a vivê-lo, sermos ensinados e formados no amor. Ninguém pode viver a plenitude do amor, se não for em Deus; porque só Ele é amor. Por isso, o primeiro mandamento é ouvir. É necessário escutarmos o Senhor, Nosso Deus.

Quem não escuta o Senhor não pode amá-Lo, porque não aprende a amar. Quem ama obedece, escuta e deixa-se guiar.

Tem uma graça que precisamos buscar a cada dia da nossa vida, que é a graça e o dom da escuta. É a graça e o dom de sairmos de todos os barulhos que inquietam e agitam a nossa vida, para nos colocarmos na presença do Senhor, Nosso Deus; e poder ouvi-Lo de todo o nosso coração. Só assim iremos amá-Lo.

Até temos vontade de amar a Deus, mas não O amamos como deveríamos ou precisamos amá-Lo, porque não sabemos escutá-Lo, não ouvimos Deus como o nosso centro e necessidade.

Não escute a ninguém sem primeiro ouvir a Deus. Não se entregue a nada nem a ninguém, não busque o mundo  nem as coisas sem, primeiro, colocar-se na presença de Deus.

A graça que busco na minha vida pessoal assim que me levanto, é a de me prostrar na presença de Deus, porque já levantamos cheios de nós, cheios de inquietações, perturbações, preocupações, agitações e não oramos e nem ouvimos.

Quem não escuta o Senhor não pode amá-Lo, porque não aprende a amar

É a oração de quem não vai pedir nem buscar nada, vai somente amar, colocar-se na presença de Deus para escutá-Lo e deixá-Lo falar. Amar a Deus é deixar de lado tudo que vem nos roubar, vem ocupar-se de nós e ocupando o lugar que é de Deus.

Amar a Deus não é simplesmente um gesto piedoso ou atos de piedade. Amar a Deus sobre todas as coisas é colocar todas as coisas abaixo de Deus e Ele unicamente acima de tudo e de todos.

Amar a Deus sobre todas as coisas é saber vencer nossa vontade e nossas inclinações. Amar a Deus sobre todas as coisas é deixar até nossas opiniões que parecem certas, as mais importantes e saber calar-se para somente Deus falar.

Quando nos deixarmos guiar por esse amor divino, iremos nos amar, cuidar de nós, da nossa vida e colocaremos a nossa vida no eixo do Senhor, porque nos conheceremos como somos conhecidos por Deus.

É com esse amor que vamos amar uns aos outros. Ninguém consegue amar a si mesmo nem amar na intensidade da verdade o seu irmão, se não ama a Deus de todo o coração.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Faceboo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.