Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 17,15.22 –18,1)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.

22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.

26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’.

29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”.

32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 148)

— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!

— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

— Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho (Jo 16,12-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Espírito nos conduz à plena verdade

 “Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará” (João 16,13).

Estamos na expectativa da graça do Espírito, e como precisamos viver com ansiedade espiritual! Olhe que graça é a ansiedade do espírito humano que anseia pelo Espírito Divino, que anseia pela graça que vem do Alto. É nesta ansiedade do Espírito que, realmente, clamamos: “Vinde, Espírito da Verdade”.

Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas. Cada um têm verdades para os campos próprios da vida humana, da ciência, do conhecimento, da economia, seja do que for. Mas essas verdades se submetem a uma única verdade, d’Aquele que é o Criador e Senhor de todas as coisas, d’Aquele que detém a ciência sublime, sagrada e eterna. O Espírito que nos introduz e nos leva à plena verdade. Por isso, precisamos abaixar a cabeça, rendermo-nos ao Espírito e entregarmos nossa alma, nossos pensamentos e sentimentos para a verdade que vem de Deus.

O anseio pela vida no Espírito é o anseio de sermos conduzidos e dirigidos pelo Espírito para conhecermos a nossa própria vontade interior.

Muitas vezes, não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer e como somos conhecidos por Deus. Temos um conhecimento superficial da nossa própria verdade e vivemos muitos enganos, ilusões a respeito de nós, dos outros e do mundo que nos cerca.

Precisamos ser conduzidos à verdade plena, porque tudo que conhecemos até agora são verdades parciais e relativas

Quem se conhece de forma superficial vive superficialidades e leva uma vida muito superficial. Os sentimentos enganam, as paixões iludem, somos pessoas que vivem bipolaridades na vida: hora, vivemos a mansidão, mas, de repente, partimos para a agressão; hora queremos ser as pessoas mais amorosas, mas, de repente, nos voltamos para o nosso egoísmo e individualismo, porque não nos conhecemos como deveríamos nos conhecer.

É mais fácil conhecermos e falarmos da vida dos outros, que também conhecemos sempre de forma superficial, de acordo com os nossos critérios, julgamentos, mas não nos conhecemos nem conhecemos o outro como, de fato, ele é.

O Espírito que clamamos e necessitamos é muito mais do que orarmos em línguas, falarmos em profecias, é o Espírito que prescruta a nossa alma para que nos conheçamos como somos conhecidos e para que, prescrutados pela graça de Deus, possamos nos curar, revigorar, rever-nos e vermos o mundo com outro olhar e outro prisma.

Nunca mais olharemos as pessoas com olhar de julgamento e condenação. Quando somos movidos pelo Espírito, o olhar da misericórdia, do amor e da compaixão movem o coração, que é transformado e movido pela graça de Deus que faz novas todas as coisas.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.