Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 1,1.4-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”.

6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho (Mt 13,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor. 

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:

“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Permita que a Palavra produza frutos em seu coração

Precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça

“O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram” (Mateus 13, 4). 

A grande graça que temos em nossa vida é a Palavra de Deus, semeada e lançada em nosso coração, para produzir vida e frutos. Sabemos que toda semente boa e bem semeada, cuidada e tratada vai crescer, poder produzir muitos frutos para nossa sobrevivência humana.

Se nós precisamos dos frutos da terra para a nossa sobrevivência humana, como nós precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça, alguém pode perguntar: “Por que eu não consigo ter vida espiritual? Por que a minha relação com Deus não cresce? Por que minha intimidade com o Senhor não acontece?”. Muitas vezes, é por relaxo, por desleixo e falta de cuidado para com a Palavra, que é semeada em nossos corações.

Meus irmãos, vivemos num tempo de abundância. A Palavra de Deus é semeada em nossas igrejas, nas redes sociais, na televisão, no rádio, em todos os lugares. Temos a Palavra ao nosso alcance como nunca a tivemos antes!

Como era difícil para os antigos ter acesso à Palavra! Primeiro, porque muitos não sabiam ler; depois, porque a Bíblia era escrita em sua linguagem original, as pessoas tinham de ir à igreja escutar com muita atenção aquilo que os padres e pastores ministravam, porque, de outra forma, não conheciam a Palavra. Mas como guardavam, como retinham e decoravam o que ouviam!

Hoje, vivemos no tempo da ‘dispersão’, quer dizer, vivemos dispersos demais, distraímo-nos demais e por qualquer coisa. Estamos ouvindo a Palavra, mas já estamos com a cabeça preocupada com outras coisas; estamos na igreja, mas com um aparelho na mão, um smartphone, seja lá o que for! Olhamos para ver se ele vai tocar, se vai mostrar alguma coisa.

Temos uma geração de jovens, infelizmente, extraviada e perdida, porque não conhecem a Palavra de Deus. As tecnologias são maravilhosas, bendita seja cada uma delas!, inclusive porque nos permitem ter acesso à Palavra. No entanto, elas nos distraem, roubam de nós o essencial, não nos permitem mergulhar na Palavra de Deus.

Fazemos parte, de fato, de uma geração dispersa, totalmente desatenta e desleixada, que não consegue centrar-se na Palavra de Deus, porque se os pássaros roubaram aquelas sementes, como diz a Palavra de Mateus 13, 4, você pode prestar atenção em quantos pássaros estão, a cada dia, roubando nossa atenção da Palavra.

Somos capazes de sair da Missa que participamos sem ao menos saber qual foi o Evangelho refletido e pregado. Desculpe-me se, muitas vezes, eu ou qualquer um de meus amigos padres não pregamos bem a Palavra, mas ela está ali, foi dita por Jesus. Escute, dê atenção, medite, reflita e espere, na sua vida, a Palavra que é anunciada a cada dia. Só não crescemos na vida em Deus, porque não damos à Palavra a devida atenção que ela merece.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL