Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Mc 4,36-37.52-59)

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.

36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais puseram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (1Cr 29,10-12)

— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

— Queremos celebrar o vosso nome glorioso.

— Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!

— A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!

— A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós!

— Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho (Lc 19,45-48)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deus faz morada em nosso coração

Que  a nossa casa interior esteja limpa e organizada, que seja um lugar sereno, onde Deus faça morada e nós possamos nos encontrar sempre com Ele

“Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores” (Lucas 19,45).

Que zelo, que amor, que cuidado o bom Mestre tem pela casa de Deus! Por mais amoroso e afetuoso que Jesus fosse, de forma nenhuma poderia permitir que fizessem da casa do Pai um comércio, mas foi o que aconteceu no templo naquela ocasião.

Estavam fazendo da casa de Deus um comércio, uma casa de vendedores. Quando Jesus percebeu que isso estava acontecendo, foi cheio de zelo e expulsou dali tudo o que não estava de acordo com a vontade do Senhor.

A casa de Deus, a igreja e o templo são lugares onde nos encontrarmos com o Pai. Fico preocupado quando nossas igrejas são tão barulhentas, quando deixamos que elas sejam lugares para reuniões, para encontros e tantas outras coisas, menos para a oração. E digo mais, precisamos levar nossos filhos para a igreja, a fim de que eles aprendam que ali é a casa de Deus. Fico preocupado, muitas vezes, porque os pais não ligam quando os filhos correm de um lado a outro na igreja, rasgam folhetos, sobem nos bancos… Parece que nem é com eles, parece que não estão vendo.

Como devemos ter zelo e respeito pela casa de Deus! Se deixam fazer isso com a casa de Deus, não quero imaginar o que estão fazendo com a própria casa! Muitas vezes, aquilo que deixamos fazer com a nossa própria casa é reflexo de como anda a nossa “casa-coração”, lugar da morada do Senhor. Que zelo, que respeito devemos ter por essa casa!

Assim como Jesus expulsou os vendilhões que bagunçavam a casa do Pai, Ele quer também que expulsemos do nosso coração tudo aquilo que causa bagunça interior dentro de nós: pensamentos, sentimentos, devassidões e toda aquela multidão de coisas estragadas que não merecem ser ruminadas, lembradas ou cultivadas. Que zelo precisamos ter para com o nosso coração, o lugar da morada de Deus!

É verdade que o Senhor conhece nossa pobreza e miséria, ama-nos do jeitinho que somos; contudo, Ele quer e deseja que assim como a Sua casa é organizada, serena, lugar do encontro com Deus, que a nossa casa interior esteja limpa e organizada. O Senhor quer que nossa casa seja um lugar sereno, onde Deus faça morada e nós possamos nos encontrar sempre com Ele.

Tenhamos zelo pela casa que moramos e pelo nosso coração [o lugar da morada de Deus]. Tenhamos zelo pelas nossas igrejas [o lugar do nosso encontro com Deus].

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.