Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 7,10-14)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 23)

— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Liturgia

Como Maria, coloque-se a serviço da graça de Deus

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus ” (Lucas 1,30-31).

A riqueza de detalhes com que Lucas narra a visita do Arcanjo Gabriel a Virgem Maria nos mostra a intimidade que o evangelista gozava junto a própria Maria. Porque só ela viveu esses acontecimentos, só ela viveu na sua intimidade, de forma única, essa intervenção de Deus na sua história e na história da humanidade. Quem a visita é Deus, o Arcanjo Gabriel é o enviado de Deus à essa cidade, à sua casa, à sua intimidade.

A visita do Anjo não é simplesmente uma visita de cortesia, é aquele que vem para ser um portador do desígnio, da graça de Deus. Então, o Anjo a saúda com aquilo que Ela é: cheia de graça. Não é uma graça qualquer, sobre Ela repousa a plenitude da graça divina. Se juntarmos todas as graças da humanidade, nenhuma se torna comparável ou todas as juntas não chegam a proporção daquilo que se realizou no ventre de Maria; Ela chamada no seu ventre o Divino Salvador, o Espírito Santo, Aquele que, no princípio, criou todas as coisas. O Espírito Criador está agora criando nela uma pessoa humana de Jesus.

Todos nós temos que nos ajoelhar para contemplar, admirar e adorar o Salvador que se encarnou no seio de Maria

Jesus é o eterno Filho do Pai, mas Ele não era humano, Ele se tornou humano no ventre de Maria, é graça sublime, única, irrepetível. Por isso, Ela é toda agraciada por Deus. Nem Ela entendeu, ficou perturbada e se colocou, como sempre, para fazer a vontade de Deus, mas não tinha nem noção da grandeza daquilo que Deus queria realizar n'Ela, então, o Anjo pediu para Ela não se assustar, não ter medo , não se atemorizar, porque Ela não só encontrou graça diante de Deus, mas uma graça mais sublime de Deus se manifestará no seu ventre: Ela vai conceber um filho e Ele terá o nome de Jesus, porque será o Salvador de todos nós.

Quando Maria interroga como isso se sucederá, não é porque Ela tem dúvida ou não acredita, pelo contrário, crê tanto na obra de Deus que quer se submed para que Ele realize n'Ela o que Ele tem por desígnio: “Maria, não será por homem, mas por ação do Espírito Santo ”. “É o Espírito que descerá sobre ti, aquele mesmo Espírito Criador que, no princípio, criou todas as coisas; ele agora entra no seu ventre, tu és agora a terra virgem onde, no princípio a terra brotou todos os frutos ”. Agora essa terra bendita, que é o ventre de Maria, faz brotar o fruto salvador, o rebento salvador da humanidade: Jesus, Nosso Senhor.

Paramos para contemplar tamanha graça, tamanha ação maravilhosa de Deus, única e irrepetível, onde todos nós temos que nos ajoelhar para contemplar, admirar e adorar o Salvador que se encarnou no seio de Maria e, como Ela, nos colocarmos a serviço da graça: “Eis aqui teus servos, senhor. Que se percebe em nossa vida em Tua Palavra ”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.