Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Efésios 4: 1-7, 11-13)

1 portanto Instamos o prisioneiro no Senhor, te peço para levar uma vida digna da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade, mansidão e paciência, suportando uns aos outros em amor, 3 ansioso para manter a unidade do Espírito com o vínculo da paz. 4 Um só corpo e um só Espírito, como um é a esperança para a qual foste chamado. 5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. 7 O favor divino foi concedido a cada um de nós de acordo com os dons de Cristo. 11Ele mesmo "deu" alguns para serem apóstolos; para os outros, profetas; para os outros, evangelizadores; alguns pastores e mestres, 12 para equipar os santos para a obra do ministério, para a construção até o Corpo de Cristo, 13 até que cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito, à maturidade da plenitude de Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18.2-3.4-5)

- Toda a terra alcança sua proclamação

- Toda a terra alcança sua proclamação

- O céu proclama a glória de Deus, o firmamento proclama o trabalho de suas mãos: o dia passa para ele a mensagem, da noite para a noite ele sussurra.

- Sem falar, sem proferir, sem a sua voz ressonante, toda a terra alcança a sua proclamação e aos limites do mundo a sua linguagem.

Evangelho (Mateus 9: 9-13)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

9 Quando ele foi lá, passando, viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e diz , "Segue-me." Ele levantou-se e seguiu-o. 10 E aconteceu que a mesa quando ele estava na casa, eis que veio muitos publicanos e pecadores, e se sentou à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Os fariseus, vendo disse aos seus discípulos: "Por que o seu Mestre come com publicanos e pecadores" 12 Mas ele ouviu isso , disse: "Não preciso de médico aqueles que são fortes, mas os que estão doentes. 13 Vá, então, para aprender o que isso significa: Misericórdia que eu quero, não sacrifício. Porque eu não vim chamar os justos, mas pecadores ".

Palavra de Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos seguir Jesus

Seguir quer dizer deixar o que estamos fazendo de errado para irmos atrás de Jesus 

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”(Mateus 9,13).

Hoje, celebramos a festa do apóstolo São Mateus. Talvez, gostemos muito de Mateus por causa do Evangelho, tão rico são os conteúdos e ensinamentos que este evangelista deixou para nós. Hoje, a Palavra, a Liturgia e a Igreja nos convidam para olharmos para Mateus, o convertido e muito amado por Jesus.

Mateus estava na coletoria de impostos; em outras palavras, ele estava no campo do pecado, porque era tido como pecador, pois cobrava impostos. Ele estava no seu trabalho, mas realizava muitas coisas desonestas; ele cobrava impostos indevidos e duros para aquele povo.

Não importa onde nós estamos nem o que estamos fazendo, é Jesus quem está passando e nos dizendo: “Segue-me”. E seguir quer dizer deixar o que estamos fazendo de errado para irmos atrás d’Ele.

Jesus não quer nos condenar, não quer jogar nada em nossa cara nem quer nos repreender. Ele quer nos salvar e libertar. O olhar misericordioso de Jesus, que chamou Mateus naquele dia, salvou-o para sempre. Mateus deixou a coletoria de impostos e foi atrás do Mestre, e o seu coração e toda a sua vida foram transformados.

Queremos olhar para Jesus e pedir que Ele nos dê a consciência dos nossos pecados, porque, muitas vezes, perdemos a consciência do quanto somos pecadores. Se tivermos consciência do quanto somos pecadores, vamos buscar, todos os dias, seguir Jesus. Precisamos nos levantar como um discípulo para querer segui-Lo.

Não adianta ignorarmos nosso chamado, porque o mundo nos chama todos os dias. Precisamos responder ao mundo que não vamos segui-lo, pois queremos seguir Jesus. E à medida que seguimos Jesus e nos tornamos seus discípulos, a conversão acontece em nós, vamos abandonando a banca do pecado e assumindo a graça que vem do coração de Jesus que nos liberta e nos converte.

O primeiro sinal de uma pessoa convertida é, de fato, deixar a vida velha, os pecados, os vícios e as coisas erradas que fazia. O grande sinal de uma pessoa convertida ou um passo importantíssimo para que a conversão se consolide no coração é ter e tornar-se um coração misericordioso, capaz de ter o coração como o do Mestre Jesus, que olha para os pecadores nunca julgando nem condenando, mas sempre amando e tendo a esperança de que o amor, como chegou ao nosso coração, pode chegar no coração do próximo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.