Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura da Profecia de Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,46-55)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Façamos a vontade de Deus

Aqueles que fazem a vontade de Deus se dobram para reconhecer que somente Ele é Senhor

“Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”(Mateus 12,50).

Hoje, na Festa da Apresentação de Nossa Senhora, reconhecemos quem, de fato, é da família de Jesus e quem não é. Para nós, família é questão consanguínea, ou seja, a pessoa que tem nosso sangue, sobretudo, a familiaridade mais próxima, como pai, mãe, filhos, irmãos e todos aqueles critérios que a sociedade e o mundo nos dão para realmente entendermos o que é família.

No Reino de Deus, a família tem um sentido mais amplo, um sentido de eternidade, daqueles que para sempre farão parte do nosso convívio.

Às vezes, muitos da nossa família (espero que nenhum seja excluído) não fazem uma opção pelo Reino de Deus, então, é óbvio que não farão parte desse Reino, porque é uma questão de opção no coração. Essa opção se faz, sobretudo, quando a pessoa está disposta a dobrar sua vontade para viver na sua vida a vontade de Deus. Jesus nos diz que não é uma questão humana que faz daqueles que estão próximos d’Ele Seus seguidores.

Quando celebramos a apresentação de Maria ainda criança (para crescer fazendo a vontade de Deus), é óbvio que essa rota pode ser seguida ou desviada. Quando vejo Maria sendo apresentada no templo, vejo nossas crianças sendo apresentadas em nossas igrejas, sobretudo, no dia do batismo.

O desejo que vem ao meu coração enquanto sacerdote, quando batizo uma criança, é suplicar a Deus que ela cresça sendo toda d’Ele, cheia e iluminada por Ele, mas que seus pais façam tudo, para que esse trabalho possa acontecer.

Já batizei crianças, e elas seguiram no caminho do Senhor, mas eu sei que muitas delas, por falta de cuidado, não seguiram na vontade d’Ele.

Quantos de nós adultos, muitas vezes, desviamo-nos da vontade do Senhor! Desse modo, não basta sermos batizados, irmos à igreja, termos feito a Primeira Comunhão. Não basta dizer: “Eu vou à Missa todos os dias! Eu leio a Palavra, rezo o terço!”. Esses são meios, mas o que, na verdade, nos caracteriza como seguidores e discípulos de Jesus Cristo é ter a vontade de segui-Lo.

É preciso lutar contra essa vontade interior, muitas vezes, mal inclinada, indisciplinada, influenciada por prazeres, seduções do mundo e tantas outras más inclinações, para que esse coração se dobre, para que em tudo façamos a vontade de Deus.

Há um inimigo número um da vontade própria. Quando a pessoa só faz o que dá vontade, muitas vezes, ela não faz a vontade de Deus. Nossa vontade é soberba, orgulhosa, egocêntrica, inclina-se para fazer de nós reis. Aqueles que fazem a vontade de Deus se dobram para reconhecer que somente Ele é Senhor!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.