Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ct 2,8-14)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

— Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

— Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.

Evangelho (Lc 1,39-45)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=A-WLMJCxZCE

Deus quer que sejamos benditos

Na escola de Maria temos lições muito importantes para que, também, sejamos benditos na vida em que levamos

“Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o Fruto do Teu ventre!’ Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lucas 1,41-43).

Hoje, contemplamos Maria como o lugar da morada de Deus. Contemplamos A Mãe de todas as mães. Bendito é o Fruto; O Fruto é Aquele que nasce de Maria, que está dentro d’Ela, é o Bendito para sempre, o Filho de Deus. O Filho Bendito e Eterno de Deus, fez morada no ventre e no seio de Maria; Ele tornou Maria bendita, porque, o Fruto que nasceu d’Ela é abençoado.

Que bênção contemplarmos a Virgem Maria, que maravilha contemplarmos Aquela que “se fez” morada de Deus. Que bênção contemplarmos Aquela que é Bendita, que trouxe a Bênção e o Bendito Fruto para o meio de nós.

Celebrar o Natal é permitir que a nossa casa, o nosso lar, e cada um de nós, nos tornemos morada de Deus, lugar onde Ele vive, habita, nasce, e faz a graça de Deus acontecer.

Maria foi a primeira e por excelência-  a “Bendita entre todas as mulheres”. Nem antes e nem depois d’Ela haverá uma mulher tão bendita e abençoada, e não é pelos méritos d’Ela, e sim, pelos méritos que estão n’Ela, d’Aquele que Ela gerou.

Foi Jesus quem tornou Maria abençoada e bendita. Deus quer que sejamos benditos, aventurados e abençoados. Temos uma escola chamada: Maria. Na escola de Maria temos lições muito importantes para que, também, sejamos benditos na vida em que levamos.

Maria se colocou toda a serviço do Senhor, totalmente disponível para Ele. Maria era mulher orante, que significa “Aquela que tem comunicação com Deus”; Ela vive uma comunhão e uma relação com Ele.

Precisamos viver em maior sintonia com Deus, precisamos ter comunicação e relação com Ele. Precisamos falar com Deus, escutá-Lo. Só pode falar com Deus quem sabe escutá-Lo. Maria entendeu a hora da graça em sua vida, porque, Ela vivia em comunhão com o Seu Senhor. Quando vivemos comunhão com Deus, Ele habita e torna a nossa vida bendita e abençoada.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.