Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 8,6-13)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: porei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 84)

— A verdade e o amor se encontrarão.

— A verdade e o amor se encontrarão.

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Mc 3,13-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Subamos até o coração de Deus

 “Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele” (Marcos 3,13).

Quero olhar para o meu Mestre Jesus que sobe ao monte. O monte é o lugar da oração, é o lugar do encontro, o monte é aquilo que nos tira da vida rasa e nos leve para as alturas, para o nosso encontro com Deus.

Muitas vezes, permanecemos numa planície, ou seja, no mundo em que estamos. No entanto, espiritualmente, é preciso se elevar até Deus, espiritualmente é preciso subir ao encontro do Senhor. E, para que isso aconteça, é preciso elevar a alma, subir ao Espírito.

Se não temos um monte físico e, muitas vezes, não temos mesmo – nós temos coisas altas, são prédios e tantas outras coisas -, mas mais importante do que o monte físico, é preciso espiritualmente elevar-se até Deus, permitir que a nossa alma vá ao encontro do Senhor para que Ele fale, inspire, direcione, remova, faça, opere e para que a graça d’Ele esteja em nós.

Suba até o coração de Deus, porque Ele desce até o nosso coração para nos dar a direção

Muitas coisas em nossa vida não mudam porque não mudamos as nossas atitudes, inclusive nossas atitudes espirituais e emocionais. Em vez de subirmos e nos elevarmos para Deus, estamos descendo para os sentimentos baixos, estamos descendo para aquilo que nos deixa oprimidos e deprimidos.

Guarde aquilo que nos prende, largue e solte-se daquilo que te segura e eleve-se até Deus. Quando nos elevamos a Deus, Ele nos dá a sabedoria, e quando Jesus se elevou ou elevou o seu coração a Deus, foi Deus que Lhe deu a autoridade para Ele poder chamar os que Ele quis.

Para podermos realizar o que devemos fazer, para que possamos realizar as missões que temos neste mundo – e as missões não são poucas – a missão do pai e da mãe de criar, educar, o que fazer diante dessa ou daquela situação, o que fazer diante de escolhas que precisamos fazer.

Suba até o coração de Deus. Faça como Jesus: suba até o coração do Pai. Saia das acomodações dos tempos em que estamos, daquilo que realizamos. Suba até o coração de Deus, porque Ele desce até o nosso coração para nos dar a direção.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.