Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Pd 5,1-4)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Celebremos a unidade da Igreja de Cristo

 “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).

Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro, e a palavra “cátedra” vem, justamente, de “catedral”, é a cadeira, é o lugar onde está aquele que governa, dirige e orienta. Mas a Cátedra também tem o significado da unidade, e é essa cátedra, é essa fé que estamos celebrando no dia de hoje.

A própria Palavra de Deus está nos dando essa certeza: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra minha Igreja será construída”. Ou seja, Cristo quis ter uma Igreja, Cristo edificou a Igreja, e a cabeça é Ele, a cabeça é invisível, o corpo somos todos nós. O Pedro que representou o primeiro dos apóstolos, o Pedro que esteve à frente da Igreja de Jerusalém é o mesmo Pedro sempre citado, em primeiro lugar, nos Atos dos Apóstolos ou na companhia dos apóstolos, é o mesmo Pedro que vai ser o primeiro bispo de Roma.

É por isso que olhamos para Roma, porque todo bispo de Roma é sucessor de Pedro; e olhamos para Pedro, que hoje se chama Francisco, o Pedro de número 267. Que beleza saber que caminhamos na unidade e na comunhão com a mesma Igreja que Cristo fundou sobre Pedro!

Temos que seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja

Para além do fundamentalismo religioso, precisamos compreender o fundamento e a unidade da nossa fé. É essa unidade que queremos celebrar. Neste tempo em que vivemos com tantas controvérsias, com tantas pessoas sendo levadas por seus pensamentos, sentimentos, ideologias e compreensões pessoais, precisamos, acima de tudo, não perder a sensatez, a serenidade e a sobriedade da fé.

A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica. A Igreja de Cristo é onde está Pedro. A Igreja de Cristo é aquela que foi edificada sobre ele. As portas do inferno não prevaleceram ontem e não prevalecerão também hoje. Surgem ataques e fantasias, surgem elementos para dividir… Mas, enfim, nem paremos para olhar para esses elementos, temos até que nos desviar deles, manter os olhos fixos em Jesus, seguir os passos de Francisco e construir, na comunhão, a unidade da Igreja.

Celebremos com muito amor, no dia de hoje, a Cátedra de Pedro!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.