Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 1'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar.5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria

e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 147)

—Glorifica o Senhor, Jerusalém!

—Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz ele faz cair a neve como a lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 
19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Precisamos ensinar os mandamentos de Deus ao próximo

Devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mateus 5, 19).

Queremos observar duas coisas importantes no ensinamento de Jesus ao nosso coração no dia de hoje. O primeiro deles é não desconsiderar os mandamentos, não relativizar os mandamentos da Lei de Deus, que são vias para a nossa salvação, o procedimento que todo cristão, todo homem e mulher de Deus precisam ter para fazer parte do Reino de Deus. Os mandamentos do Senhor são vida para a nossa vida!

Não leve os mandamentos como proibições, como regras colocadas, inquisitórias, “faz isso ou faz aquilo”. Coloquemos os mandamentos da Lei do Senhor como vida para a nossa vida.

Todo mandamento têm o divino, a presença amorosa de Deus nele, desde o primeiro – amar a Deus sobre todas as coisas – ao último, que nos chama a não cobiçarmos nada que seja do outro. São divinos os mandamentos de Deus. E tudo aquilo que é divino é vida, é sagrado; é vida para a nossa própria vida. Por isso, digo a você: não desconsidere os mandamentos do Senhor.

Às vezes, estamos acostumados a fazer uma coisa, e essa coisa é errada, então dizemos: “Os outros mandamentos eu cumpro, mas esse aqui…”, e quando vemos, relaxamos e, mais ainda, o coração se corrompe; então, começamos a desconsiderar aquilo que é tão importante, aquilo que não podemos deixar de lado. Não desconsideremos um só mandamento do Senhor.

Quando precisamos revisar nossa vida, quando precisamos colocá-la no eixo, no prumo, a primeira coisa que temos de olhar como reflexo é para os mandamentos da Lei do Senhor. Eles são como espelhos que nos ajudam a rever nossa relação com Deus e com nosso próximo. Olhemos sempre para esse espelho, para nos revermos, para fazermos esse exame de consciência diário, não somente quando vamos à igreja nos confessar, mas todos os dias, para nos revermos a partir desses mandamentos.

A segunda coisa é que nós devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los. Não podemos fazer o contrário, porque, às vezes, vivemos errado e queremos que o outro viva também. Aqui está a tragédia e o grande erro da vida.

Se você percebe que está errado e ainda não conseguiu se corrigir, peça a graça de Deus para se corrigir, mas nunca caia, por favor, no mal de ensinar o que faz de errado para que o outro também faça.

Desculpe-me, mas há pessoas que levam vantagem em tudo o que fazem e até consideram essas vantagens desonestas como algo honesto. Além de fazer o que é errado, ainda querem ensinar os outros a fazerem também. Não faça isso, estamos sendo desonestos conosco, com Deus, com a nossa consciência e moral.

Que aprendamos a nos corrigir a cada dia, mas não caíamos no mal maior, que é o de fazer errado e ainda ensinar o outro a viver no erro.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.