Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 28,16-20.30-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos.

18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.

30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 10)

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

Evangelho (Jo 21,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”

22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra de Deus tem poder para nos transformar

“Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos” (João 21,25).

A Palavra de Deus está aí para testemunhar tudo aquilo que Jesus fez e realizou no meio de nós. Quando digo “tudo”, estou contradizendo a própria Palavra porque a própria Palavra diz que todas as coisas e todos os livros do mundo não seriam capazes de narrar as maravilhas e bênçãos que Jesus fez, mas tudo que contém é suficiente para nos confirmar, para nos alimentar, para que permaneçamos firmes no seguimento de Jesus.

A Palavra continua sendo escrita e vivida, exceto que a revelação terminou com a morte do último apóstolo, que foi João, mas é certo que a Palavra está sendo cada vez mais vivida.

As obras que Jesus realizou no seu tempo, Ele continua a realizar no meio de nós hoje. As pessoas continuam sendo curadas, transformadas, libertadas; o Evangelho continua sendo anunciado e nossas vidas são resgatadas graças ao Evangelho que nos salvou.

A Palavra nos dá a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós

É preciso se render a cada dia ao Evangelho de Jesus, é preciso deixar que a cada dia escrevamos o Evangelho de Jesus. Não é escrever outro Evangelho, é traduzir o Evangelho que Ele nos deixou para a nossa vida e para a nossa realidade. É testemunhar como aquilo que foi vivido em Nazaré, na Galileia, na Judeia, esteja acontecendo aqui no Brasil, no mundo e em tantos outros lugares, porque esse mesmo Evangelho chega nos quatro cantos do mundo. E onde quer que chegue, como está chegando agora a mim e a você, essa Palavra tem o poder de nos transformar, de realizar maravilhas em nós, ela tem o poder de nos dar a graça de testemunhar ao mundo aquilo que vimos Jesus realizar em nós.

Se João nos dá o testemunho daquilo que ele viu e ouviu e, por isso, escreveu, nós também damos testemunho daquilo que vemos, ouvimos e Deus realiza no meio de nós. Sejamos no mundo testemunhas do amor de Deus no meio de nós. Sejamos esse livro onde Deus continua escrevendo a história de salvação do mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.