Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Isaías 9: 1-6)

1 As pessoas que andavam na escuridão 2 viram uma grande luz. Aqueles que viviam em terras sombrias, uma luz brilhou sobre eles. Você aumentou o regozijo, você fez a alegria grande. Alegria pela sua presença, como alegria na colheita, quando se alegram de distribuir espólio. 3 Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, e a garganta do seu ombro, a vara do seu tirano, como no dia de Midiã. 4 Porque toda bota que tocar com ruído, e o manto banhado em sangue, será para o fogo, a erva de fogo. 5 Porque uma criança nasceu para nós, uma criança nos foi dada. A mansão estará em seu ombro, e seu nome será chamado de "Maravilha de Conselheiro", "Deus Forte", "Pai Sempre", "Príncipe da Paz". 6 Do seu governo e da paz não terá fim sobre o trono de Davi e no seu reino, para restaurar e consolidá-lo pela equidade e justiça, desde agora até sempre, o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Ps 22,1-3a.3b-4.5.6)

- O Senhor é meu pastor, nada está faltando

- O Senhor é meu pastor, nada está faltando

- O Senhor é meu pastor, nada me falta: em pastos verdejantes ele me faz deitar; Isso me leva a fontes tranquilas e repara minhas forças.

- Ele me guia no caminho certo, pela honra de seu nome. Embora eu ande através de ravinas escuras, não temo nada, porque você vai comigo: sua vara e sua equipe me acalmam.

- Você prepara uma mesa diante de mim, na frente dos meus inimigos; você unge minha cabeça com perfume e minha taça transborda.

- Sua bondade e sua misericórdia me acompanham todos os dias da minha vida, e eu vou viver na casa do Senhor por anos sem fim.

Evangelho (Lucas 1: 26-38)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

- Glória a você, Senhor.

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. 28 E quando ele entrou, ele disse-lhe: “Alegra-te, cheio de graça, o Senhor está contigo.” 29 Ela ficou perturbada com estas palavras e pensou que essa saudação significaria. 30Disse-lhe o anjo: Não temas Maria, porque achaste graça diante de Deus; 31 Conceberás no ventre e darás à luz um filho a quem chamarás de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; 33Reinará sobre a casa de Jacó para sempre e seu reino não terá fim. " 34 Respondeu Maria ao anjo:" Como será isso, visto que não conheço homem algum? " 35 O anjo respondeu:" O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; É por isso que quem deve nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 E eis que, Elizabeth, seu parente, tem também concebeu um filho na sua velhice e este é o sexto mês para aquela que era chamada estéril, 37porque nada é impossível para Deus. " 38 Maria disse , " Eis aqui a serva Senhor que isso seja feito para mim de acordo com a sua palavra. "E o anjo a deixou.

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Maria nos ensina o caminho da humildade

Queremos a humildade da Virgem Maria, pois só com ela vamos configurar para sempre a constelação do Céu, brilhando com Cristo para sempre

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lucas 1,38).

Hoje, celebramos Nossa Senhora Rainha, aquela que está à direita de Deus, coroada como Rainha do Céu e da Terra. Quem é essa mulher? Quem é essa que avança como aurora? Quem é essa a quem os anjos servem? É Maria, a serva do Senhor!

Deus é aquele que exalta os humilhados e humilha aqueles que se exaltam. Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador. 

Maria não se deixou engrandecer por nada deste mundo, não deixou que o seu coração fosse tomado pelo orgulho, pelo sentimento de grandeza, pelas exaltações e os louvores humanos. Pelo contrário, ela é a humilde serva do Senhor.

Quando contemplamos a Festa da Coroação de Maria, os méritos dela estão nas suas virtudes e, entre essas virtudes, podemos admirar tantas que brilham no Céu. Eu destaco, hoje, a virtude da humildade. Como a humildade é agradável aos olhos de Deus, pois encanta e faz bem, melhora os relacionamentos humanos, destrói todo o egoísmo e soberba que se apoderam do nosso coração.

Precisamos investir num coração humilde, porque o orgulho se apodera de nós, gera todos os descontentamentos humanos, gera as disputas, as competições, as brigas e rivalidades. O orgulho é o veneno do inferno na vida humana, e a humildade é o remédio de salvação.

Olhamos, hoje, para a bem-aventurada, a sempre Virgem Maria, e queremos aprender dela a sermos humildes. Aquela que nós aplaudimos como Rainha do Céu e da Terra, brilha no meio de nós por toda a excelência de humildade que ela viveu no seu coração. Sempre serva, somente serviu a Deus e não buscou nenhuma ostentação humana.

No mundo onde vivemos, onde é tão importante aparecer, estar à frente dos outros, querer ser melhor – até nas igrejas as pessoas querem brilhar, querem reconhecimento, aplausos, destaque e likes –, o que nós queremos é a humildade da Virgem Maria. É só com ela que vamos configurar para sempre a constelação do Céu, brilhando com Cristo para sempre.

Ó bem-aventurada, sempre Virgem Maria, Rainha do Céu e da Terra, ensine-nos o caminho da humildade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.