Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Esd 6,7-8.12b.14-20)

Leitura do Livro de Esdras.

Naqueles dias, 7o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates: “Deixa que prossigam os trabalhos no templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar.

8Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus: com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente e sem interrupção aqueles homens por tudo o que gastarem. 12bEu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada!”

14E os anciãos dos judeus continuaram a construir, com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel e as ordens de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. 15Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado de Dario.

16Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados, celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus. 17Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel.

18Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus, em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés.

19Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros; e, assim, imolavam a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes seus irmãos e para eles próprios.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 121)

— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho (Lc 8,19-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A exemplo de Maria, sejamos ouvintes da Palavra de Deus

Às vezes, nós até escutamos a Palavra de Deus, a achamos bonita, verdadeira, mas precisamos transformá-la em princípio para a nossa vida!

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lucas 8, 21).

Cada vez que medito essas Palavras de Jesus vejo, cada vez mais, a grandeza de Maria, Sua mãe, nossa mãe. Ainda que alguns queiram compreender de forma errada esta Palavra, como se Jesus estivesse desprezando ou não dando valor à sua mãe; ela [Palavra], na verdade, nos diz o contrário, Jesus está exaltando sua mãe e todos aqueles que como ela [Maria] ouvem a Palavra de Deus e a coloca em prática.

Maria teve um privilégio mais do que especial, não apenas o de ter gerado Jesus, mas foi a primeira a ouvi-Lo e foi quem mais ouviu Jesus. Ela O ouviu dentro de si, do seu coração, do seu ventre, quando o coração de Jesus começou a bater enquanto ser humano.

É a mãe quem sente o coração do filho. Maria foi aquela que ouviu Jesus quando este começou a balbuciar, a soltar as primeiras palavras; aquela que ensinou seu filho a falar, foi aquela que aprendeu com Ele a falar das coisas de Deus. Maria viu seu filho crescer, viu seu filho Jesus se tornar, cada vez mais, íntimo de Seu Pai e foi com Ele aprendendo a dimensão mais profunda do Reino de Deus.

Eu me volto, hoje, para esta mulher silenciosa, humilde, agraciada, serva, plena da Palavra de Deus. E peço: ‘Maria, me ajude! Ajude meus irmãos, ajude todos nós, seus filhos, a sermos, primeiro, ouvintes da Palavra de Deus, a abrir mesmo os nossos ouvidos com o mesmo Espírito que entrou em você, mãe de Deus e nossa. A abrir também o nosso coração para que tenhamos plena disposição para ouvirmos e servirmos a Palavra de Deus!’.

A grande lição que Maria nos dá é a de ter ouvido e vivido a Palavra viva de seu filho Jesus. Às vezes, nós até escutamos a Palavra de Deus, a achamos bonita, verdadeira, mas precisamos transformá-la em princípio para a nossa vida!

‘Princípio’, vem de primeiro, é aquilo que nos conduz a sermos daquele ou deste jeito. Por isso, todos nós precisamos olhar para os princípios que regem a nossa vida.

Estamos nos deixando ser conduzidos, iluminados pela Palavra de Deus? A Palavra de Deus guia os nossos passos de modo a sermos discípulos autênticos de Jesus. Que não sejamos meros ouvintes da Palavra, mas sejamos, de fato, aqueles que ouvem e fazem todo o esforço para colocar em prática a Palavra ouvida e meditada!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.