Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 6,19-23)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral.

Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que frutos colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte.

22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até à vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)

— É feliz quem a Deus se confia!

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 12,49-53)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O fogo do coração de Jesus queima tudo que nos divide

Não precisamos ficar uns contra os outros, mas, precisamos ser contra e queimar no fogo do coração de Jesus tudo aquilo que nos divide, nos separa e que não traz vida nova às relações humanas

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lucas 12, 49)

Jesus Cristo veio entre nós para trazer o fogo do Céu. E o fogo pode parecer, num primeiro momento, uma figura alegórica ou apenas um sentido figurado. Mas, na verdade, a Palavra de Deus vem para incendiar a face da terra, vem para incendiar os nossos corações; ela traz o fogo de Deus para o meio de nós.

E para que serve o fogo? Para queimar, esquentar, acender a chama. Então, o fogo de Deus, em primeiro lugar, é a graça divina que queima e aniquila os nossos pecados; aniquila dentro de nós os desejos mais tenebrosos, as tendências que temos, tantas vezes, para o mal, para aquilo que é desagradável para a nossa convivência humana, fraterna, justa e digna. É por isso, que Jesus desejava muito que este fogo estivesse aceso, estivesse ardendo e queimando por toda a face da terra.

Ao mesmo tempo em que o fogo queima e aniquila o mal, mantém acesa a chama da fé, da esperança, da confiança. Como precisamos deixar que a graça de Deus esteja acesa em nós!

O fogo que vem do coração de Jesus também traz divisão. Podem questionar: ‘Mas, Jesus não veio para trazer a união?’. A união deve acontecer em todas as esferas da sociedade e da humanidade, mas não podemos, de forma nenhuma, admitir que o mal se una com o bem, que o pecado se una com a graça.

Nós temos que unir o coração dos homens, temos que nos unir para praticar o bem, temos que nos unir, apesar de nossas diferenças e tendências de opiniões, de conceitos, de formações. A nossa união deve ser em torno do bem e da verdade!

Desse modo, o fogo do Senhor é um fogo divisor, é um fogo que separa o bem do mal, a iniquidade da graça. E não convive ao mesmo lado a iniquidade e o bem. Por isso que, muitas vezes, o nosso coração se encontra dividido e a graça de Deus que é derramada em nós é para dividir, separar, tirar de nós aquilo que não constrói a unidade, a paz, o homem novo, a nova sociedade.

Nós não precisamos ficar uns contra os outros, mas precisamos ser contra e queimar no fogo do coração de Jesus tudo aquilo que nos divide, nos separa e que não traz vida nova às relações humanas.

Que o nosso desejo seja o mesmo do coração de Jesus: que o fogo do Seu Espírito, o fogo do coração de Jesus se alastre por toda a face da terra, aniquilando o mal e a iniquidade e mantendo sempre acesa a chama da fé, da esperança e da vida nova.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.