Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 5,12.15b.17-19.20b-21)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça.

18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.

20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor.

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio.

Evangelho (Lc 12,35-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É necessário termos vigilância em nossa vida

 “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lucas 12,35).

Precisamos estar vigilantes a cada momento, precisamos ser pessoas atentas, acordadas e, mesmo dormindo, precisamos conservar o espírito vigilante em nós.

Muitas vezes, acordados, parece que estamos dormindo, e, quando estamos dormindo, não estamos dormindo em Deus para que a nossa alma permaneça na vigilância do Espírito. Vivemos num mundo, numa época de muitas distrações, e sabemos que a distração rouba a nossa atenção.

Uma pessoa está andando com o seu Smartfone nas ruas e não percebe quem está ao lado e, de repente, ele é levado, é assaltado, é surpreendido, porque não estava atento, não estava vigilante; porque seus “rins não estavam cingidos e suas lâmpadas não estavam acesas”.

Vivemos num mundo de muitas conexões, onde estamos conectados na vida digital, estamos conectados com as coisas materiais, mas, muitas vezes, a nossa vigilância interior, o nosso coração não estão acesos, não estão atentos, não estamos cuidando daquilo que pensamos, que falamos e que dirigimos ao outro.

Muitas vezes, nem pensamos nas palavras que saem da nossa boca, nem pensamos nas atitudes e nos gestos que temos para com o outro, seja pela falta de atenção ou pela atenção inadequada, desproporcional, desmedida, a atenção que não foi amorosa com o outro.

A espiritualidade da vigilância é a do cuidado, é daquele que está preparado a qualquer hora

É necessário termos vigilância, termos lâmpadas acesas. Quando as lâmpadas estão acesas, a luz está iluminando os caminhos, quando elas estão apagadas não estamos enxergando.

Acenda a luz da alma, acenda a luz do coração, acenda a luz da alma, acenda a luz do coração, acenda a luz da mente e combatamos com todo o nosso empenho de alma as distrações.

Há sadias distrações e, muitas vezes, precisamos de uma boa leitura, um bom filme, mas a verdade e o cuidado que precisamos ter é com as coisas que têm roubado a nossa atenção e o nosso foco do essencial.

Deixamos nossa mente solta, nossos pensamentos serem tomados pelos devaneios e não estamos atentos ao que as pessoas estão falando conosco. Não estamos atentos com as coisas que estão acontecendo ao nosso lado, ao nosso redor, porque estamos cheios de coisas e conexões desnecessárias, e não estamos conectados com o essencial, não percebemos o que acontece ao nosso lado, na nossa casa, na nossa família.

Sem nenhum trauma, sem neura e sem exageros, precisamos estar atentos. A espiritualidade da vigilância é a do cuidado, é daquele que está preparado a qualquer hora, de madrugada ou ao amanhecer para dizer: “Estou cuidando da minha vida a cada dia com o cuidado que ela precisa ter”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.