Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 1,24-28)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (1Sm 2,1-8)

— Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

— Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação!

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho (Lc 1,46-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Renovemos, neste tempo de graça, a nossa total confiança no Senhor nosso Deus, especialmente na Sua misericórdia

“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem” (Lucas 1,49-50).

Maria exulta na presença de Deus, e o seu coração está profundamente agradecido, alegrando-se naquilo que o Senhor realiza em sua vida. O cântico de Maria é de reconhecimento, exaltação ao Senhor Nosso Deus, porque Ele é fiel à Sua aliança e à Sua promessa. O cântico de Maria é de todos aqueles que colocam no Senhor sua confiança e sua esperança, e sabem que toda conquista que têm na vida é, na verdade, uma bênção de Deus, um acalento divino, aquilo que o Senhor nos prometeu de amor e salvação. O Senhor não falha, é Ele quem cuida de nós e nos protege. Que o Seu nome poderoso e santo seja louvado, exaltado e glorificado no meio de nós.

A misericórdia do Senhor

A Sua misericórdia, de geração em geração, estende-se e chega a todos nós que tememos, que esperamos e colocamos no Senhor a nossa confiança.

A misericórdia do Senhor nunca há de nos faltar! Há de conduzir todos os nossos passos, iluminar os nossos caminhos, direcionar a nossa vida, fazer com que caminhemos na paz e na segurança, porque o Senhor é nossa proteção e nosso refúgio.

A confiança no Senhor nosso Deus

Coloque no Senhor sua confiança e esperança. Renovemos, neste tempo de graça em que vivemos, a nossa total confiança no Senhor nosso Deus, especialmente na Sua misericórdia. Quando mergulhamos na misericórdia divina, é ela que nos purifica, que nos lava e renova o nosso coração para vivermos tão bem diante da Sua presença.

O cântico de Maria é um cântico de louvor, de ação de graças e exaltação ao Deus Todo-poderoso, que nunca se esquece dos Seus servos. Espero que, neste Natal, o cântico da ação de graças, do louvor, do homem novo e da mulher nova, o canto novo, a canção nova esteja em seus lábios e em seu coração.

Exalte o Senhor, bendiga o Seu nome, porque maravilhas Ele realiza no meio de nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.