Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 1,24-28)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias de sua vida”. E adoraram o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (1Sm 2,1-8)

— Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

— Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação!

— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.

— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

— O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho (Lc 1,46-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus é a verdadeira alegria que preenche o seu coração

 “Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva'”  (Lucas 1,46-47).

Exultamos com o coração de Maria, exultamos com aquilo que Deus realizou na vida d'Ela, porque, por meio d'Ela, realizou uma salvação de toda a humanidade. Maria vibra, exulta, engrandece, agradece, louva e bendiz o Senhor, nosso Deus. O seu espírito, ou seja, todo o seu ser é movido por uma alegria única: a alegria de ter Jesus.

Quando olhamos para a nossa história, muitas vezes, vamos nos deter em acontecimentos tristes, difíceis, vamos nos deter em situações complicadas e vamos dizer: “Estou sem chão”, “Estou sem luz”, “Estou sem direção”; é que, na verdade, paramos diante dos nossos problemas e dos acontecimentos humanos da nossa vida e não nos detemos na graça de Deus que vem ao nosso encontro. A grande graça que Deus nos dá é o seu próprio Filho, Jesus Nosso Senhor, e isso para nós é motivo para exultarmos de alegria, ainda que tenhamos motivos para ficarmos tristes por isso ou por aquilo.

Há uma alegria que toma conta de nós sem igual, a alegria dos humildes, a alegria das almas que são saciadas pela misericórdia

Nenhuma tristeza, nenhuma decepção, nenhuma ilusão pode ser maior do que a alegria da visita de Deus ao nosso coração e à nossa vida. Precisamos ser tomados pela verdadeira alegria, não é aquela alegria onde sou movido por bebida, por isso e por aquilo; é a alegria da graça, é a alegria da júbilo divino, é a alegria da alma que toca na graça de Deus e a graça de Deus que toca a alma, o coração e a nossa vida. É a alegria de quem se faz humilde porque Deus eleva os humildes, mas Ele derruba do trono os soberbos. Se Deus não está me elevando ou elevando a minha alma e o meu coração, posso saber que existe um “trono” dentro de mim de muito orgulho, de muitas sóbrias e de muitas maldades.

Permitamos que esse tempo da graça perceba uma graça sublime em nós e que derrube toda e qualquer ilusão que vem da soberba e do orgulho de nossa alma. Quando não fazemos isso na vida, a morte, quando vem, realiza com força, por isso, a morte é sofrida para tantos. Agora, quando vamos morrendo a cada dia, há uma alegria que toma conta de nós sem igual, a alegria dos humildes, a alegria das almas que são saciadas pela misericórdia, pela bondade, pela ternura e pela presença de Deus; uma alegria de ser tomado pela graça de Deus. Por isso, Maria está exultando, Ela não está se exaltando, pelo contrário, está se rebaixando, para que Deus apareça e cresça; e Ela seja, como sempre, uma humilde serva do Senhor.

Que a vinda de Deus cresça em nós, que a graça d'Ele apareça em nós, para que a nossa alma rejubile de alegria em Deus, nosso Salvador.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.