Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 8,6-13)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores.

7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: porei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 84)

— A verdade e o amor se encontrarão.

— A verdade e o amor se encontrarão.

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Mc 3,13-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A Palavra de Deus expulsa o mal de nossa vida

A primeira maneira de expulsar o mal do meio de nós é nos enchermos da Palavra de Deus e anunciá-la aos outros!

“Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios” (Marcos 3, 14-15).

Deus, no Seu infinito amor e na Sua infinita misericórdia, escolheu e escolhe homens e mulheres para serem propagadores da Boa Nova do Reino d’Ele, para que façam o Reino de Deus acontecer ao Seu modo e a Sua maneira. É Deus quem escolhe a quem Ele quiser!

Você pode ter a certeza de que é um escolhido do Senhor, você é um chamado de Deus, para que, onde você esteja, exerça o apostolado de Jesus, seja uma presença viva d’Ele onde Ele o enviou. É claro que se você é casado, o seu primeiro apostolado é na sua casa e na sua família. Não podem um pai e uma mãe de família deixar a sua casa, a sua família, os seus, para primeiro ir pregar para os outros. Pode até pensar: “Eu trabalho na Igreja, sirvo o Senhor na Igreja, então eu tenho muitas responsabilidades nela [Igreja]!”. Não, a sua primeira Igreja é a sua casa, é ali você tem que exercer a sua evangelização e ser presença viva de Jesus no meio dos seus!

A partir do momento em que você evangeliza a sua família e a sua casa, você também pode evangelizar o mundo em que você vive, o seu trabalho, a sua escola, os seus vizinhos, aqueles que fazem parte da sua vida! Seja apóstolo do Senhor!

Duas coisas importantes não podem faltar na vida de um apóstolo, a primeira coisa: anunciar o Evangelho, pregar a Palavra de Deus. A primeira missão do apóstolo é pregar Jesus, é anunciá-Lo; não é pregar outra coisa, anunciar outra coisa; é anunciar o Reino de Deus! O Evangelho, assim como Jesus nos ensinou, nos dá a sabedoria necessária, a compreensão (a mais simples possível), para que, onde quer que estejamos, nós anunciemos o Seu nome.

A segunda missão do apóstolo é expulsar os demônios; onde Cristo está presente o demônio não reina, ele é expulso, dissipado, mandado para longe. Por isso onde está o apóstolo de Jesus as trevas não podem prevalecer! E sabemos que existem muitas coisas do mal no meio de nós, existem muitas maldades e muitas ações revestidas de bondade, contudo, no interior destas há muita maldade e muita coisa diabólica.

A inveja, a fofoca, o ressentimento e as brigas não são coisas de Deus, por isso o apóstolo tem que ser combatente, tem que reconhecer onde o mal está agindo – seja o mal explícito seja o mal escondido –, ou seja, revestido de pele de cordeiro, parecendo ser coisa boa. Ele  [apóstolo] tem que ter o discernimento e a sabedoria de não deixar o mal prevalecer sobre o bem, nem deixar as coisas erradas ser confundidas com coisas certas.

Expulsar os demônios é muito mais do que fazer exorcismo; é reconhecer onde as obras do mal, do maligno, estão agindo em nossa casa, em nossa família, no meio dos nossos ou em nós: em nosso temperamento, em nossa vontade e em nossa forma de agir. Nós expulsamos o mal e o primeiro modo de expulsá-lo do meio de nós é nos enchermos da Palavra de Deus e anunciá-la aos outros!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.