Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 15,7-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.

12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16“Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o restodos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo’.

19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que leem todos os sábados nas sinagogas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Jo 15,9-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deus direciona a nossa forma de amar

 “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15,9-10).

Deus quer permanecer em nós, Ele quer viver em nós. Deus é amor e onde Ele está? Onde o amor está vivendo? Podemos até dizer: “Eu não sei amar como é preciso. Eu não dou conta de amar como Deus ama”. É verdade que não damos conta, mas é por isso que precisamos que Ele esteja em nós.

Estamos amando com o nosso esforço humano. E a graça é alargar, abrir, escancarar, rasgar o coração para que o amor de Deus esteja em nós, permaneça em nós.

Não desista jamais do amor, não podemos desistir de amar uns aos outros. Sabe, muitas vezes, precisamos revisar a forma como estamos nos amando, porque é um amor que está exagerado, acima da dose; é um amor cego, doentio que está indo por vias que não são corretas. Estamos confundindo sentimentos negativos e errados com amor. Aqui se refere ao amor de Deus que está em nós, no qual devemos amar uns aos outros.

E muitas vezes erramos pelos excessos e sabemos que provocam muitos males. Por exemplo, precisamos de água, mas o excesso nos leva a nos afogarmos. Então, pessoas que amam de forma excessiva, exagerada, de forma errada, podem estar sufocando, se afogando e, daqui a pouco, o amor que tinham até morre. Então, ame na medida.

O amor na medida certa é o amor de Deus, é o amor d’Ele permanecendo em nós e guiando todas as nossas formas de amar

Existem aqueles que não amam nada ou amam muito pouco, amor sem compromisso, sem doação, amor que não nos leva a nos comprometermos, a nos doarmos uns aos outros. Então, é preciso elevar o grau do amor, pois o amor na medida certa é o amor de Deus, é o amor d’Ele permanecendo em nós e guiando todas as nossas formas de amar.

Pais amem os seus filhos, filhos amem os seus pais; maridos amem as suas esposas, esposas amem seus maridos; amigos amem uns aos outros; irmãos se amem com amor fraterno. Igreja do Senhor, vivamos o amor como condição fundamental para a nossa vida, mas tirando os excessos.

Deixemos que o amor de Deus esteja direcionando à nossa forma de amar. O que não se pode viver é um cristianismo sem amor. Às vezes, estamos semeando rancor, ódio, nos colocando uns contra os outros; não queremos mais ver a cara daquela pessoa; alimentamos um amor tão danoso. Amávamos estar com aquela pessoa o tempo inteiro, agora nem a suportamos mais. Houve um exagero de um lado e agora está havendo de outro extremo.

É preciso que o amor de Deus esteja selado em nós, nos conduzindo e nos direcionando, porque sem amor Deus não permanece em nós e não permanecemos n’Ele.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.