Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dt 7,6-11)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre os povos da terra, para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade sois o menor de todos – 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.

9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)

— O amor do Senhor Deus por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— O amor do Senhor Deus, por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Segunda Leitura (1Jo 4,7-16)

Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 11,25-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O coração de Jesus vence nosso orgulho

A humildade do coração de Jesus vence o orgulho, a soberba e as vaidades humanas tão presentes e aniquiladas dentro de nós

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”(Mateus 11,28).

Hoje, celebramos o sublime e Sagrado Coração de Jesus. Que coração apaixonante! Causa em nós um verdadeiro amor, é um coração que nos ama muito, é extremo na forma de nos amar. É um coração que não se cansa de amar e perdoar.

Assim é o coração santo do Divino Salvador e Redentor Jesus Cristo. Quando eu olho para o coração d’Ele, preciso fazer aquela súplica: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei com que o meu coração pobre e miserável seja semelhante ao Vosso coração”. Como é o coração de Jesus? É manso e humilde. O nosso coração não! O nosso é agitado, fatigado, ansioso, rancoroso e vingativo; por isso vive tão dilacerado por discórdias e acontecimentos que não dão certo.

Acalmemos e curemos o nosso coração, permitamos que ele seja transpassado pelo coração amado de Jesus. Olhemos para as virtudes do coração de Jesus e não permitamos que outros desejos e sentimentos estejam se aniquilando dentro do nosso coração.

É do coração do homem, nos diz Jesus, que vem os maus pensamentos, os maus desejos, é do coração do homem que vem a iniquidade, a perversidade, os enganos, furtos, falsidades, mentiras e tudo mais. Quando olhamos para o coração de Jesus, nosso anseio é para que o nosso coração seja lavado, purificado, santificado e renovado nesse coração, que é manso e humilde.

A humildade do coração de Jesus vence o orgulho, a soberba e as vaidades humanas tão presentes e aniquiladas dentro de nós. O coração sublime de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos resgata e refaz.

Olhemos, com todo amor, para o coração de Jesus e supliquemos: “Jesus, manso e humilde, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.