Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 14,21-15,1)

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 14,21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda. 23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. 24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”. 27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas. 28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar em perseguição de Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda. 30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar, 31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1Então, Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cântico:

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Êx 15)

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.

— O inimigo tinha dito: “Hei de segui-los e alcançá-los! Repartirei seus despojos e minh’alma saciarei; arrancarei da minha espada e minha mão os matará!”

— Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; afundaram como chumbo entre as águas agitadas. Estendestes vossa mão, e a terra os devorou.

— Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso Monte, no lugar que preparastes para a vossa habitação, no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A submissão à vontade do Pai é fundamental

 “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,49).

Jesus formou uma escola de vida, a escola da salvação, a escola na qual o Senhor nos ensina o caminho que perdemos por causa do pecado. Na verdade, o Senhor nos reconduz pelo caminho da vida. E para fazermos parte da escola de Jesus, o que vale não é o título, não é o grau de parentesco que temos, não é a função que ocupamos na igreja, não é o cargo nem a importância que os outros nos dão.

O que é fundamental e essencial na escola de Jesus é a submissão à vontade do Pai, é deixarmos que Ele guie a nossa vontade, porque esta ficou mal inclinada, mal direcionada e nos inclinamos, muitas vezes, para o mal.

Então, podemos ter o título de cristãos, podemos ser parentes do Senhor, amigos de Jesus, mas se não fizermos a vontade do Pai, se não disciplinarmos a vontade d’Ele, não trabalharemos a nossa vontade, não inclinaremos aquilo que temos dentro de nós para que o Reino de Deus aconteça; não somos, de fato, discípulos de Jesus.

O que é fundamental e essencial na escola de Jesus é a submissão à vontade do Pai

Para Jesus, o mais importante não é o grau de parentesco o que fazemos nem a ocupação que temos na casa de Deus. É claro que o trabalho que realizamos, na casa de Deus, é um meio de treinarmos, de nos disciplinarmos, contribuirmos e colaborarmos, mas acontece que, muitas vezes, trabalhamos para Deus, mas não fazemos a vontade d’Ele.

Recebemos títulos de cristãos católicos, da pastoral, do movimento, da comunidade, da paróquia tal, mas não fazemos a vontade do Pai. Por isso, na escola de Jesus, é necessário que meditemos a cada dia, que façamos um exame de consciência sério, profundo e verdadeiro sobre as nossas escolhas de vida, sobre as nossas atitudes e sobre como estamos direcionando a nossa vontade; mais ainda, como estamos deixando Deus direcionar o nosso querer e o nosso realizar.

Precisamos ser treinados, todos os dias, na escola de Jesus. Precisamos treinar, sobretudo, a nossa vontade. E, muitas vezes, precisamos contrariar a nossa vontade, porque ela é cheia de querer próprio, cultivada pelo ódio, pelo nosso orgulho e pela soberba que há em nós.

Essa vontade se inclina para o mal e para o pecado; fazemos o mal, mas depois nos desculpamos: “Eu rezo o terço. Eu comungo todos os dias”. E daí? Nós fazemos a vontade do Pai? Porque é isso que nos caracteriza e nos coloca, de verdade, como discípulos na escola de Jesus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.