Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Esd 9,5-9)

Leitura do Livro de Esdras.

5Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6E disse: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até o céu.

7Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje.

8Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo de nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Tb 13,2-8)

— Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar.

— Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos, e fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele.

— Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças com todo o respeito!

— Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o!

Evangelho (Lc 9,1-6) 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao saírdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sejamos revestidos pelo poder de Jesus

Sejamos revestidos pelo poder de Jesus. Não podemos deixar que os “demoniozinhos” que vêm à nossa vida semeando maus pensamentos, maus sentimentos, tomem conta de nós!

“Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças” (Lucas 9, 1).

Quem é discípulo de Jesus, quem se torna seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo precisa tomar posse da verdade, do poder e autoridade que Deus dá. O poder e autoridade não são sobre as pessoas; é o poder e a autoridade, primeiro, sobre a nossa vida e, sobretudo, naquilo que pode arruinar a nossa vida.

Por isso, o Senhor nos dá a capacidade de sabermos lidar com os demônios da vida. E sabemos que não são poucos os demônios que rodeiam a nossa vida. Sabe, aqueles demônios que parecem que tiram a nossa paciência, o nosso ânimo, o nosso vigor? Outros que ainda causam confusão, intrigas, nos colocam em posição de competição, de disputa?

Não podemos deixar que os “demoniozinhos” que vêm à nossa vida semeando maus pensamentos, maus sentimentos, tomem conta de nós! É preciso, primeiro, uma luta contra a nossa própria vontade. Porque, é preciso ter uma vontade disciplinada, iluminada, decidida de fazer o que é correto, o que é certo e justo.

Quando enfraquecemos em nossa vontade perdemos uma luta muito importante contra as forças do mal. Pensemos num jovem que não consegue ter mais vontade ou não tem vontade maior para lutar contra as drogas ou aquilo que o escraviza. Pensemos em alguém que deixou-se escravizar pelo álcool ou por qualquer outro vício, por exemplo: o jogo, a televisão, etc. A vontade de fazer o que é incorreto é maior que a vontade de combater este mal.

O poder de Jesus precisa revestir a nossa própria vontade. ‘Eu quero fazer o bem, mas acabo fazendo o mal’, nos recorda São Paulo. Vontade indisciplinada, vontade que não se controla mais. Por isso, este trabalho precisa começar a ser feito já com nossas crianças, com nossos filhos. Não podemos fazer os gostos e as vontades de nossas crianças, porque depois nem elas conseguirão ter uma vontade forte, própria, decidida para combater muitas coisas deste mundo.

Precisamos disciplinar nossa vontade e, por isso, o Senhor nos dá poder e autoridade. Porque, se não tivermos muita força de vontade e uma vontade forte para lutarmos contra certos inimigos da nossa vida, seremos vencidos. Isso vai das coisas que parecem simples. Às vezes, dá uma vontade enorme de falar mal dos outros; resista, diga ‘não’; às vezes dá uma vontade enorme de falar uma coisa feia, um ‘palavrão’; você pode resistir; às vezes, dá uma vontade enorme de fazer algo que não é correto; lute, resista.

E onde conseguimos essa força, essa luz para vencer e resistir ao mal, sobretudo, quando a nossa vontade está enfraquecida? Revestir-se do poder da oração, acreditar na força da oração!

Me recordo que em alguns momentos da minha vida, estava tão fragilizado por uma situação. E nessa situação não conseguia dizer “não” ao mal, à vontade de fazer aquilo que não era correto. Comecei a rezar o “Pai Nosso”, e a força da oração do Pai Nosso: “Não nos deixei cair em tentação”, a própria força do Cristo é que me revestiu da vontade de Deus.

Por isso, estou dizendo a você: na luta contra o mal, Deus nos quer dar poder e autoridade! Não abramos mão da força da oração, de fortificar a nossa vontade e nos desviarmos daquilo que não nos faz bem!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.