Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Esd 1,1-6)

Início do Livro de Esdras.

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Lc 8,16-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O mundo precisa da luz de Cristo

 “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz” (Lucas 8,16).

Deus fez de cada um de nós uma lâmpada, porque Ele é a luz, e a luz veio ao mundo. Essa luz é Jesus.

A luz de Jesus em nós, acesa pela graça do batismo, transformou-nos numa lâmpada. E para que serve uma lâmpada? Para iluminar.

Estou anunciando a Palavra de Deus, mas as lâmpadas estão me iluminando para que não fique no escuro.

Quanta escuridão na vida, no mundo, na alma e no coração! Onde estão as lâmpadas de Deus? Onde estão as lamparinas para iluminar a escuridão deste mundo?

O problema é que muitas lâmpadas estão apagadas, ofuscadas, muitas lâmpadas estão se escondendo nos escritórios, debaixo das mesas, debaixo das camas. Muitas lâmpadas estão nas redes sociais, levando mais escuridão e trevas do que a luz de Deus.

Onde estão as lâmpadas do Reino de Deus? Essa lâmpada sou eu, você, e deve ser cada um de nós. Lâmpadas acesas, resplandescentes, levando a graça do Reino de Deus.

Há muitas pessoas desanimadas, tristes, cansadas, precisando da luz da graça

O fato é que uma luz apagada apaga outra lâmpada, e uma lâmpada apagada não acende outra lâmpada.

Precisamos acender a lâmpada com a chama da fé em Cristo Jesus, precisamos estar conectados n’Ele para que essa chama esteja cada vez mais viva, vibrante, e não deixar que esse mundo esteja na escuridão.

Onde quer que nós estejamos, precisamos ser a lâmpada acesa de Cristo pelo testemunho, pela alegria, pela vivacidade, pela dinamicidade, pelo entusiasmo, pelo encorajamento que devemos levar uns aos outros. O nosso sorriso, a nossa face, aquilo que somos deve manifestar que Cristo Jesus está em nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.