Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Pr 30,5-9)

Leitura do Livro dos Provérbios.

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 118)

— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.

— De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.

— De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.

— Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!

Evangelho (Lc 9,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos ter poder e autoridade sobre a nossa vida

 “Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos” (Lucas 9,1-2).

É uma convocação aquilo que o Mestre Jesus faz aos Seus, Ele os convoca para uma missão. É muito importante, primeiro, porque precisamos escutar o Mestre Jesus. Ele nos convoca e nos chama para estarmos próximos d’Ele, para aprendermos com Ele.

Jesus também envia, por isso, somos enviados. A pergunta é: por que Deus nos envia? Primeiro, Ele nos dá poder e autoridade. Todo discípulo e apóstolo de Jesus precisa realizar o seu apostolado no poder e na autoridade.

Preste bastante atenção: estamos vivendo e vivenciando um mundo cercado de autoritarismo, mas não confunda as coisas, não é o autoritarismo do grito, de quem acha que tem a razão, de quem acha que manda, porque o discípulo de Jesus não é aquele que manda, mas é aquele que obedece o Mestre e se faz servidor de todos.

Porque, quando é para se tornar servidor, muitos não querem, o que todo mundo quer é mandar. O mandar ou o nosso mandato, ou o nosso poder e a nossa autoridade é sobre os espíritos imundos, é sobre os demônios, inclusive, sobre os demônios do autoritarismo, do orgulho, da soberba, do egoísmo, inclusive, sobre esses demônios que atormentam a nossa própria vida.

Todo discípulo e apóstolo de Jesus precisa realizar o seu apostolado no poder e na autoridade

Precisamos ter poder e autoridade sobre a nossa mente e a nossa cabeça. Quem usa de autoritarismo para com os outros, geralmente, não consegue ter autoridade sobre si, autodomínio, autocontrole, frear a própria língua, frear os próprios impulsos, porque o autoritarismo é próprio daqueles que não têm autoridade sobre sua própria vida e o seu coração. Os discípulos de Jesus aprendem primeiro a terem autoridade sobre sua vida pessoal e espiritual.

Fico olhando para uma pessoa que consegue ter autoridade sobre a sua língua. Que bênção vai ser essa pessoa, que apóstolo vai ser essa pessoa! Porque ela controla o que ela fala, ela tem autoridade sobre os seus pensamentos; e, na hora que ela abrir a boca, a palavra dela terá poder, porque ela abre a boca com a autoridade da graça de Deus.

Quando Jesus falava, Ele falava com poder e autoridade, porque a palavra d’Ele era revestida da graça.

Então, nós, que somos seguidores de Jesus, precisamos ter autoridade e poder, primeiro, sobre nós. Você terá na sua casa, na sua família, você vai ter no mundo em que você está, inclusive, para curar as doenças, as enfermidades, porque a maioria delas estão na nossa cabeça e no nosso coração, tão atormentado pelos demônios que estão ao nosso lado.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.