Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 4,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Evangelho (Lc 12,54-59)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Usemos a sabedoria para encontrarmos a direção de Deus

 “Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?” (Lucas 12,56-57).

Basta olhar como está o tempo em que estamos. Se o tempo está seco, já tenho certeza que não vai chover, que não conseguimos fazer muita coisa porque a secura está aí; basta aparecer nuvens mais carregadas e já sei distinguir que logo ali vai chover. Enfim, nós usamos nossa sabedoria para distinguir os sinais dos tempos na atmosfera, o tempo climático, mas não usamos a nossa sabedoria para distinguir os tempos em que vivemos, para separar uma coisa da outra, para usarmos do discernimento espiritual para escutarmos a voz de Deus, a mensagem de Deus, a direção e a luz de Deus para a nossa vida.

Não conseguimos entender que quando está saindo fumaça é porque tem fogo ali, muitas vezes, não conseguimos entender a nossa própria vida. Quando não estamos bem, quando algo está errado, nós, muitas vezes, interpretamos as coisas de forma errada, achamos que quando não estamos bem a culpa é do outro, a culpa é de Deus. Nunca paramos para voltarmos para dentro de nós, nos autoanalisar, fazermos uma autocrítica, para percebermos onde erramos, onde falhamos, onde nos excedemos, onde colocamos de mais e onde colocamos de menos.  

Que não falte sabedoria nos tempos em que vivemos, para buscarmos de Deus a direção para o nosso viver

Há uma tendência frenética de guerras, de combates, de acusações na sociedade e no mundo em que estamos. Quando paramos para analisar o mundo, paramos justamente para buscar culpados e, geralmente, os culpados são outros.

As pessoas estão insatisfeitas com os políticos, mas ninguém nunca parou para fazer uma autoanálise: “Como eu votei?”; “Como eu participei da sociedade e do mundo em que estou?”; “Qual é a minha colaboração?”; “Qual é, de fato, a minha inserção no mundo em que vivo?”.

As coisas em casa, de repente, não estão bem, mas não paro para refletir qual é a contribuição que dou ou o que fiz. Primeiro, paro para me defender e me justificar, estou sempre me justificando. Depois, parto para o segundo ponto: “E ele?”; “E o outro?”. E ai o mundo não consegue caminhar na sabedoria, não consegue realmente captar a luz e a direção de Deus para os tempos em que vivemos.

O primeiro que devo olhar e analisar sou eu mesmo, a primeira atitude é voltada sempre para mim. Quando sei usar dessa sabedoria, evangelicamente, vou ter de Deus a direção para ver as outras coisas da vida, onde devo ir, como devo agir e entender, sobretudo, os tempos em que vivemos. Tempos críticos, difíceis, complicados, mas outros tempos na história da humanidade não foram diferentes. Lá atrás, houve quem teve sabedoria, houve quem soube escutar a Deus, quem se retirou para estar com Ele e deixar ser conduzido.

Que não falte essa sabedoria nos tempos em que vivemos, para buscarmos de Deus a direção para o nosso viver a cada dia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.