Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 18,18-20)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.

19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

— Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.

— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!

Evangelho (Mt 20,17-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Ser humilde é colocar o outro em primeiro lugar

Humildade não buscar a própria satisfação, mas colocar o outro em primeiro lugar

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mt 20, 26-27).

Dentro do nosso coração há sempre ambições, as quais, muitas vezes, comandam nossa vontade e disposição. Queremos ser sempre mais, ter mais e poder mais.

Veja as mãe dos filhos de Zebedeu. Ela tem a ambição de que seus filhos sejam reconhecidos, engrandecidos. É verdade que toda mãe tem de ambicionar o melhor para seus filhos, mas essa missão não pode se tornar uma competição ou algo que simplesmente nos torne melhores ou mais que os outros.

A missão tem que ser sempre essa: “Eu posso ser melhor do que eu mesmo, posso superar-me a cada dia, posso ser mais a cada dia!”. Nunca pode ser: “Eu devo ser mais que o outro, melhor que o outro, mais importante do que o outro, porque esse tipo de ambição, sobretudo o orgulho e a soberba, geram males dentro de nós e nos colocamos acima dos outros, faz com que nos sentamos melhores que os outros ou querermos ser melhores que eles. Quando isso não acontece, uma insatisfação é gerada dentro do nosso coração, da nossa alma. Ficamos tristes, deprimidos, sentimo-nos a pior das pessoas, vivemos um complexo de superioridade, porque nos sentimos melhores do que os outros, ou de inferioridade, porque estamos sempre abaixo deles. Nem uma coisa nem outra.

A humildade tem de ser a base que nos move e segura, que nos impulsiona a cada dia. Humilde é aquele que serve, que se coloca à disposição do outro e está sempre procurando fazer com que ele esteja bem e feliz.

A humildade ou o serviço ao Reino de Deus não é uma busca da própria satisfação, dos próprios interesses ou reconhecimentos. Humildade é, acima de tudo, colocar o outro em primeiro lugar. Não é desprezar-se, não cuidar de si, mas é a grandeza da alma, de uma alma generosa, longânime, que sabe ter nobreza de espírito: “Eu não sou melhor do que ninguém, eu não faço nada movido pela competição ou para ser mais do que alguém.”

Este tempo santo é o tempo da Quaresma. Ao mergulharmos no Ano da Misericórdia, mergulhamos na pobreza do nosso coração, nas misérias pelas quais, muitas vezes, nos deixamos guiar, sobretudo o sentimento de grandeza, orgulho e soberba. Deixemos que nossa alma se acostume às coisas simples, modestas, e iremos saborear melhor a vida, a nossa relação com Deus será mais amorosa.

Quando somos muito pretensiosos, quando queremos as coisas demais, nós nos perdemos, embaralhamo-nos, e a insatisfação toma conta de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.