Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 50)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É necessário reconhecer o sinal de Deus

 “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas” (Lucas 11,29).

Se a geração de Jesus era uma geração má, quanto mais má é também a nossa geração. A geração que não reconhece o sinal de Deus, vive na maldade e na hipocrisia. É a geração que coloca Deus à prova, é a geração que pergunta: “Onde está Deus diante de tantas maldades, diante de tudo o que acontece?”.

É impressionante o ser humano porque ele provoca as maldades, cria as desigualdades, promove as disputas, as guerras e os conflitos; cada pessoa pensa somente em si e continua perguntando onde está Deus.

Deus está no meio de nós nos chamando à conversão, Ele está no meio de nós – desculpe a expressão – nos chamando a tomar vergonha na cara, a descermos até o chão para buscarmos a humildade e a humilhação.

Onde está Deus? Ele está no meio de nós nos pedindo e suplicando que deixemos de lado conflitos, guerras, ataques, brigas e vivamos a reconciliação, o perdão e a misericórdia.

A geração que não reconhece o sinal de Deus vive na maldade e na hipocrisia

Perguntamos onde está Deus, silencioso como sempre, esperando o nosso silêncio. Nós que falamos tanto, que somos tão cheios de querer, de vontades, de opiniões e tantas coisas. Onde está Deus? No silêncio mais profundo para que os nossos barulhos interiores se acalmem para escutá-Lo.

Não adianta ficar buscando sinais nos Céus, não adianta ficar buscando nuvens aqui ou acolá, esperar espetáculos no sol, esperar aparições disso ou daquilo, porque nenhum outro sinal nos será dado se não o sinal de Jonas.

Qual é o sinal de Jonas? O primeiro deles é a conversão, a penitência. É Jonas quem vem ser para os ninivitas um caminho de alento àquele povo que vivia perdido como estava e encontra por via da penitência um caminho de resgate e salvação. Portanto, se queremos um sinal para os nossos tempos, é preciso fazer penitência, nos penitenciarmos dos nossos pecados, reconhecer as nossas misérias e deixarmos de pecar para buscar fazer a vontade do Senhor.

Jonas é um sinal da fé, assim como ele ficou três dias na baleia, Jesus ficou três dias no seio da terra e, dali, saiu glorioso. Por isso, olhemos para Jesus Crucificado, olhemos para esse nosso Deus amado que ressuscita da morte porque Ele também quer nos ressuscitar de todo mal e de todo pecado.

É preciso mais do que nunca deixarmos de fazer parte de uma geração má, perversa e incrédula para fazermos parte de uma geração de fé, uma geração que se penitencia, que reconhece os seus pecados e se volta de todo o coração para o Senhor Nosso Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.