Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Mq 7,14-15.18-20)

Leitura da Profecia de Miquéias.

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; que eles desfrutem a terra de Basã e Galaad, como nos velhos tempos. 15E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios.

18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 84)

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

— Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, libertastes os cativos de Jacó. Perdoastes o pecado ao vosso povo, encobristes toda a falta cometida; retirastes a ameaça que fizestes, acalmastes o furor de vossa ira.

— Renovai-nos, nosso Deus e Salvador, esquecei a vossa mágoa contra nós! Ficareis eternamente irritado? Guardareis a vossa ira pelos séculos?

— Não vireis restituir a nossa vida, para que em vós se rejubile o vosso povo? Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação!

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Vamos lutar o bom combate e testemunhar nossa fé

Veneramos esses apóstolos e pedimos a firmeza da fé que o Senhor lhes concedeu.

"Eu lutei a boa luta até o fim, terminei minha carreira, mantive a fé. E ele já está preparado para mim a coroa da justiça que o Senhor, como um juiz justo, será prêmio para mim naquele dia; e não somente a mim, mas para todos lá esperou para a sua vinda " (2 Timóteo 4 7 8).

Celebramos hoje os dois apóstolos que combateram o bom combate: Pedro e Paulo, dois pilares fundamentais para a fé, para o cristianismo, para aqueles que seguem nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Eles seguiram Jesus de maneiras diferentes, em diferentes tempos e tempos. Pedro foi um dos primeiros a seguir o Mestre Jesus, ele andou com Jesus de um lado para o outro na pregação e no anúncio do Evangelho. Pedro, de quando ele foi chamado por Cristo, foi designado para ser Kéfas, que significa "pedra". Seu nome é Simão, mas o Senhor domina Pedro, que significa pedra, aquela pedra onde o edifício de Cristo é construído.

Não podemos confundir a pedra fundamental, que é Cristo, com a pedra sobre a qual Pedro funda sua fé. Não é que Pedro é fé, mas sua fé é baseada na pedra que é Cristo, é por isso que Cristo tem na fé de Pedro a base sólida na qual todos nós nos tornamos seguidores dele também. É para Ele que Jesus diz: "Tu és Pedro (isto é, Pedra), e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; os poderes da morte nunca poderão superá-lo "(Mt 16, 18).

É importante ficar de olho no que era a profissão de fé do apóstolo Pedro: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Mt 16, 16). Pedro, aquele que negou, traiu, abandonou Jesus, mas o que se levantou, que permaneceu firme em sua fé, que lutou o bom combate e deu testemunho da fé.

Mais tarde, Cristo se manifesta a Paulo; Isso foi até então Saul. Ele perseguiu os cristãos, perseguiu os seguidores do caminho do Evangelho, mas foi ressuscitado e alcançado por Cristo Jesus.

Cristo é aquele que atinge as misérias humanas e as transforma em obras de misericórdia e evangelização. Pedro, um pescador, que negou Jesus e Paulo, este homem sábio, mas Cristo perseguidos, ambos foram conquistados pelo Evangelho e colunas tornou-se firme para o evangelho de Cristo pode atingir a todos.

Comemorando hoje estes dois apóstolos, queremos celebrar a fé que recebemos. Nós também fomos encontrados pecadores por Cristo, mas fomos conquistados por Ele, para que pudéssemos nos tornar pregadores da Palavra. Veneramos esses apóstolos e queremos pedir a firmeza da fé que o Senhor lhes deu, para que também pudéssemos testemunhar o Evangelho com nossa vida, com nossas palavras e nossas ações. Que também podemos dizer no final de nossas vidas: "Eu lutei o bom combate"

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo - Padre da Comunidade New Song, jornalista e colaborador da New Song Page. Contato:  padrerogercn@gmail.com  - Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.