Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 3,2-12)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 2se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente. 4Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens de gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu no exercício de seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximar de Deus com toda confiança.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Is 12,2-6)

— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

— E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”.

Evangelho (Lc 12,39-48)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A mediocridade é uma tentação para a vida cristã

É importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,48).

A Palavra de Deus, que nos é dirigida no dia de hoje, chama-nos à atenção sobre a responsabilidade que cada um tem com a fé e com a própria vida.

Deus se revelar a nós, e essa é uma atitude amorosa e bondosa d’Ele, mas, ao mesmo tempo, é também uma responsabilidade. Quando Deus se aproxima de nós, Ele acende a nossa consciência e nos dá mais conhecimento das verdades que nós conhecemos de forma rudimentar, mas chegamos a conhecer a verdade de forma mais plena e dirigida, por isso temos mais responsabilidade do que outros.

Quando o Evangelho diz que quem muito sabia e fez o que era errado seria muito chicoteado, e quem pouco sabia seria pouco chicoteado, o Evangelho está dizendo que quem mais sabe tem que ser mais cobrado, quem mais recebeu precisa dar mais, precisa ser mais consciente e responsável com si mesmo.

Muitas vezes, ficamos nos perguntando: “Por que eu não faço o que todo mundo lá fora faz? Por que eu também não vivo uma vida errada?”. Porque já conhecemos as consequências da vida errada e, muitas vezes, os que vivem uma vida dissoluta e de qualquer forma são inconsequentes, mas, ao mesmo tempo, não são conscientes das consequências de uma vida errada e pagarão o preço.

Pagamos o preço ainda maior quando conhecemos [a vida errada], sabemos como ela é e não a praticamos, porque nos foi dada a graça de conhecê-la. A nós Deus revelou o Seu amor e deu-nos a graça de conhecer cada vez mais com profundidade.

Deus nos adverte, ensina-nos, forma e educa. Não podemos desprezar nem viver de qualquer jeito, como se fôssemos ignorantes em relação às coisas d’Ele, a não ser que nos portemos com ignorância, ignorando a graça que nos foi concedida.

Deus tem sido muito bondoso e misericordioso, mas Ele também é justo. Por isso, é importante vivermos a vigilância, o cuidado e o aperfeiçoamento da nossa própria vida. Não nos conformemos com uma vida medíocre, porque a mediocridade depois de um tempo é uma tentação para a vida cristã. Muitos pensam: “Já sei tudo sobre Deus”, e o pior é que, muitas vezes, sabemos a teoria, mas a prática não condiz. Já sabemos o que Deus ensina sobre o amor, a caridade, entretanto, muitos que não conhecem praticam melhor do que nós.

Deus nos livre de uma vida cristã medíocre e nos dê a graça da autenticidade de vida. Esforcemo-nos, dediquemo-nos e apliquemo-nos por uma vida cristã mais consistente.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.