Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 9,1-6)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.

2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.

5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— O céu se rejubile e exulte a terra,/ aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo todo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.

Segunda Leitura (Tt 2,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Lc 2,1-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.

13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Que a graça de Deus brilhe em nossas vidas

 “Então Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e disse profeticamente:“ Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, porque ele visitou e redimiu seu povo, e nos deu um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor ” (Lc 1, 67,69).

Zacarias está cheio do Espírito Santo, e é o Espírito Santo que age nele, move-se para louvar, abençoar, adorar e glorificar o Santo Deus de Israel. Esta é uma característica fundamental de quem se abre para a graça de Deus e é cheio do Espírito.

Antes, havia outro espírito que movia o coração de Zacarias - medo, insegurança - por isso ele ficou sem palavras. Agora que seu coração estava aberto, que seu coração estava cheio de graça, ele estava abençoando e louvando o Senhor Nosso Deus.

Vamos levantar as mãos para o céu, glorificar o Senhor nosso Deus! Não sejamos movidos por nenhum espírito mundano e consumista deste mundo, não sejamos movidos por qualquer espírito de discórdia, confusão, mentira e ilusão, mas que somente o Espírito Santo do Senhor esteja em nós.

Contemplamos Jesus agindo em nosso meio quando nos abrimos para a Sua graça

Vamos celebrar nosso Natal de forma sóbria, saudável e acima de tudo, tomada pela graça divina. A noite que nos espera é uma noite de ação de graças, é uma noite para louvar, abençoar e exaltar Aquele que é nosso Deus, Aquele que tem piedade de nós e manifesta Seu poder salvador.

Se não nos sentimos decepcionados ou perdidos nos modos de vida, é porque ainda não abrimos todo o nosso coração, para que o poder salvador de Deus se manifeste em nós. Nada é mais importante para alegrar nosso coração, hoje todos os dias de nossa vida, do que contemplar Jesus Salvador. Zacarias estava contemplando a força e o poder do Espírito.

Jesus ainda não nasceu, no contexto cronológico, mas o que é feito na vida desse casal é a manifestação desse poder salvador de Deus. Contemplamos Jesus agindo em nosso meio quando nos abrimos para a Sua graça; Ele nasceu, vive e está em nosso meio.

É isso que queremos celebrar com toda a intensidade do nosso coração, em humildade, em simplicidade, deixando que a graça divina venha a brilhar em nossos lares, em nossas famílias e em nossos lares.

Não sejamos movidos pelo Espírito do mundo a celebrar o nascimento de nosso Salvador. O espírito natalino não é o espírito consumista, de barriga cheia, de ficar bêbado. O espírito do nascimento de Jesus é o espírito de sobriedade, de paz, de reconciliação, de louvor, o espírito que nos leva a exaltar o divino Salvador que vem ao nosso encontro para nos libertar.

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo - Padre da Comunidade New Song, jornalista e colaborador da Página New Song. Contato: padrerogercn @ gmail. com - Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.