Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 22,3-16)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório (Sl 116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Ouça a homilia do Evangelho de hoje

Evangelho (Mc 16,15-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nossa conversão será sempre uma alegria para Deus

Será sempre um motivo de festa quando um filho pródigo voltar da perdição do mundo para a casa do Pai

“’Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo” (At 22,13).

Nós, hoje, celebramos a conversão do apóstolo São Paulo. A conversão de qualquer pessoa para Deus é motivo de festa, por esta razão, hoje é festa no céu, na terra e será sempre festa quando qualquer ovelha perdida, extraviada, cega, abrir os olhos, recuperar a visão e passar a enxergar a verdade. Será sempre um motivo de festa quando um filho pródigo voltar da perdição do mundo para a casa do Pai!

Celebramos com muito amor e entusiasmo, Saulo, um homem religioso, conhecedor da Palavra, um dos maiores opositores à pregação do Evangelho. Saulo não só era contra a Boa Nova de Jesus Cristo como também perseguidor [de cristãos]. Ele respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Saulo estava lá quando Estêvão foi apedrejado, estava planejando, ruminando em seu coração como eliminar os seguidores do caminho de Jesus Cristo.

Saulo era um homem obstinado, inteligente, capacitado, um grande conhecedor das Escrituras, de uma excelente formação na religião e cultura judaica. Não podia admitir jamais, em seu coração, a pregação do Evangelho de Jesus. Entretanto, quando caiu em si, sua visão ficou ofuscada por uma luz que vinha do Céu, e ele começou a refletir, repensar, e percebeu o quanto estava perdido em seus pensamentos, sentimentos e convicções.

Sabe, meus irmãos e irmãs podemos ser pessoas religiosas, conhecedores da Palavra e sentirmos que estamos fazendo o bem quando, na verdade, estamos cegos, iludidos, com a vista ofuscada e não enxergamos a verdade mais profunda. Saulo só enxergava o mundo do lado de fora, não enxergava seu mundo interior. Quando aquela luz ofuscou sua vista, voltou-se para dentro de si e reviu suas posturas, seus comportamentos, e começou a refletir, porque perseguia tanto os seguidores de Jesus.

Aquela voz interior que veio ao seu lado: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 22,7), caiu profundamente em seu coração. Quando foi ao encontro de Ananias, humildemente pediu que recuperasse sua visão e Ananias foi aquele que ajudou Saulo a abrir os olhos, a enxergar o Cristo e anunciar a Boa Nova.

Que Saulo convertido seja um intercessor pela conversão de nosso coração e nossa alma; seja um intercessor por tantos homens e mulheres que não enxergam a verdade!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.