Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 7,10-14;8,10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

Segunda Leitura (Hb 10,4-10)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Hoje celebramos o mistério da nossa salvação

Hoje celebramos o mistério da nossa salvação, por isso adoramos e exaltamos a Jesus Cristo por ter se encarnado e assumido a nossa humanidade no ventre de Maria.

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas 1, 28).

Nós hoje interrompemos o tempo da Quaresma, em cujos dias de meditação nos preparamos para o mistério da Paixão, da Morte e, sobretudo, da Ressurreição gloriosa do Senhor, para entrarmos no mistério da encarnação ou no mistério do Natal de Jesus. Daqui a nove meses vamos novamente celebrar o nascimento do Senhor. Por isso nove meses antes dessa data nós comemoramos a concepção de Nosso Senhor Jesus Cristo, o dia em que o arcanjo Gabriel visitou a Virgem Maria e anunciou-lhe que ela fora a escolhida, a designada por Deus para ser a Mãe do Salvador.

Hoje nós celebramos o dia do nascimento da Igreja, o dia do nosso nascimento e o nascimento de uma nova humanidade. Cristo é a cabeça da Igreja. Cristo é o novo Homem. Cristo é a remissão dos nossos pecados. Cristo é o nosso Salvador! Inaugura-se uma nova história, uma nova página da história da humanidade quando Ele deixa Sua condição divina e se faz Homem como um de nós, e O faz na humanidade de Maria. Por isso, esse mistério, por excelência, celebra a grandeza de nosso Deus ao se rebaixar para salvar a nossa pequenez, para salvar a nossa miséria.

Nós hoje celebramos a nossa salvação, nós queremos adorar a Jesus Cristo e exaltar o Senhor por ter se encarnado e assumido a nossa humanidade no ventre de Maria. Alguém pode perguntar: “Qual é a graça que Maria teve? Por que se fazem tantos elogios a ela?”. Nossa Senhora não teve uma graça qualquer, ela teve “a graça”! Se juntarmos todas as graças já alcançadas pela humanidade, todas elas juntas não têm proporção nem comparação com essa graça única que a Virgem Maria recebeu ao conceber em seu ventre Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.

Todas as outras graças de Deus são sublimes, nenhuma delas merece desmerecimento, mas temos de reconhecer que há uma graça, por excelência, e que a Virgem Maria é uma agraciada, por excelência, no mistério da salvação humana. Quando o anjo a saúda: “Ave, ó cheia de graça!”, é porque a graça plena, a graça maior, a graça, por excelência, foi concedida a ela!

Louvamos e exaltamos o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que quis vir morar e habitar no meio de nós. Exaltamos nosso Pai, Deus Todo-poderoso, por ter escolhido Maria para ser a Mãe do Seu Filho. Glorificamos Deus Espírito Santo porque foi Ele quem tomou posse do ventre de Maria e ali operou a maior das graças, o mais sublime dos milagres. Salve, Senhora santa, Maria, Mãe de Deus e nossa, que se abriu inteiramente para acolher Jesus, o Nosso Salvador!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.