Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 7,10-14;8,10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

Segunda Leitura (Hb 10,4-10)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado.7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” — coisas oferecidas segundo a Lei — 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Maria é a grande portadora da Palavra de Deus

 “O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30-31).

Hoje, celebramos a Anunciação do Arcanjo Gabriel à Maria. É mais do que um anúncio, celebramos a encarnação de Deus no meio de nós, celebramos a grande intervenção de Deus na história da humanidade, celebramos a nova criação. O novo paraíso de Deus é o ventre de Maria, a nova humanidade nasce no seio de Maria; o novo homem e a nova mulher estão ali na Virgem Maria. Ela, que é a nova mulher, concebe no seu ventre o novo homem, Jesus, Nosso Senhor e Salvador.

O anúncio do anjo hoje é o anúncio da grande boa nova, é o anúncio de grande alegria. Por isso, hoje nós irrompemos toda e qualquer penitência no tempo quaresmal, para celebrarmos, com amor e entusiasmo, a intervenção de Deus em nosso favor. É Deus quem nos liberta, nos salva e nos restaura.

Sei quanta alegria traz para um casal a notícia de que a mulher engravidou, porque ela traz em si uma vida nova, ela traz em si um filho, fruto do amor. O casal gera uma vida e essa vida vai ser alegria para todos.

É dia de celebrarmos a vida encarnada, vida salva, vida que nos é resgatada no ventre de Maria

Que alegria não é hoje para a nossa humanidade essa boa notícia de que o Arcanjo Gabriel traz para nós: “Eis que você Maria vai conceber um filho…”. Não é um filho feito por intervenção humana, não é um filho feito com a participação de José, é um filho que vem por obra e ação do Espírito Santo.

Aqui acontece um dos mistérios mais profundos da bondade de Deus. A divindade se une à nossa humanidade no ventre de Maria para gerar Jesus homem e Deus. Veja que beleza!

Talvez, na nossa concepção ou na nossa lógica humana, não compreendamos tamanho desígnio, ação e graça, mas aqui não é para compreender, é para amar, adorar, é para dobrarmos o joelho quando o Verbo se faz carne, quando a Palavra de Deus se encarna no meio de nós. E Maria é a grande portadora dessa Palavra, é a primeira quem recebe a Palavra eterna de Deus, é Ela quem gera a humanidade de Jesus e nos traz aquele que é Nosso Senhor e Salvador.

Bendito seja Deus! Aquele que criou a natureza humana, Aquele que desce para resgatar a própria natureza corrompida pelo pecado enviando o Seu Filho em carne semelhante à nossa, para que possamos subir até Deus. Ele desce até nós, se torna um de nós.

Hoje, é dia de celebrarmos a vida encarnada, vida salva, vida que nos é resgatada no ventre de Maria. Bendito seja Deus que se encarnou e nos resgatou no ventre de Maria.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.