Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.

7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.

11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Evangelho (Mc 16,15-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Evangelho é alimento para nossa vida

Precisamos permitir que o Evangelho transforme nossa vida

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16,15-16).

Hoje, celebramos, com muita alegria, a festa do Evangelista São Marcos. O menor dos Evangelhos foi escrito por ele. É menor, porém mais denso e substancioso, porque foi a partir dele que nasceram os Evangelhos Sinóticos de Mateus e Lucas.

Antes de Marcos escrever e proclamar este Evangelho a outros, o Evangelho de Jesus Cristo entrou em sua vida e o transformou no homem de Deus que conhecemos.

Marcos fez da sua casa a casa do Senhor e de Seus discípulos. Na casa dele, os cristãos se encontravam muitas vezes. Diz a tradição, inclusive, que lá se realizou a Última Ceia, porque Marcos fez da sua casa a casa do Senhor. Primeiro, a sua casa coração, porque foi no coração do discípulo que a Palavra chegou, encontrou morada e todo o seu ser foi transformado pelo Evangelho.

Sabe, irmãos, o Evangelho que precisamos anunciar aos outros, primeiro, precisa ser anunciado a nós. Precisamos vivenciá-lo na nossa vida, no nosso ser. Precisamos permitir que ele transforme nossa vida, precisamos nutrir e moldar a nossa vida pela Palavra de Cristo.
Quando o Evangelho se torna realidade para nós, colocamos em prática a ordem do Mestre: “Ide pelo mundo inteiro”. O “mundo” é o que vivemos, que buscamos, que está ao nosso redor. Nele anunciamos o Evangelho.

Marcos usou da sua criatividade e escreveu o Evangelho de forma sintética e objetiva, clara e direta, anunciando Jesus. Use da sua criatividade, use da sua sabedoria, e você viverá de forma mais extensa, mais sintética. Não importa a maneira, o que importa é que Jesus seja anunciado, proclamado e levado aos corações.

Use da sua criatividade para reunir pessoas, para enviar mensagens, fazer com que o Evangelho seja realmente alimento na vida de tantas pessoas. Muitos, no meio de nós, ainda precisam conhecer Jesus e Seu Evangelho!

Demonstre, primeiro, pela sua própria vida, que você foi transformado, renovado por esse Jesus. Depois, anuncie, proclame, fale de Jesus, diga a diferença que Ele faz em sua vida.

Há, no mundo, discípulos que seguem tantos ídolos! Nós não seguimos ídolos, mas sim Jesus Cristo, e precisamos levá-Lo para que outros também se tornem discípulos e seguidores de Nosso Senhor e Salvador.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios