Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 35,1-15)
Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar(3). 4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.

5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.

10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 49)
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.

— Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho (Mc 10,28-31)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A maior graça e vocação é o amor de Deus

“Começou Pedro a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos’” (Marcos 10,28).

Na verdade, o apóstolo Pedro está questionando Jesus sobre qual é a consequência de segui-Lo, o que vão receber em troca disso, sobretudo eles que deixaram tudo para seguir Jesus. Algumas pessoas até perguntam: “Mas Pedro era casado?”, “Ele abandonou a família?”. Já estava com a família criada, então, os apóstolos já tinham uma certa idade. Não sabemos dizer se Pedro teve filhos, mas o fato é que, se tinha, já estavam criados e encaminhados.

Eis que eles deixaram a missão que tinham, eram pescadores de peixes, e se tornaram pescadores de homens, segundo a própria missão que Jesus lhes confiou. É claro que outros tinham outras profissões, como Mateus, que era um cobrador de impostos; enfim, eles deixaram tudo por causa de uma missão.

O grande questionamento: O que ganhamos para seguir Jesus? Primeiro, nós já ganhamos Jesus. A graça de tornar-se discípulo já é uma graça sublime, única e incomparável, não se compara a nada material, a nada humano, a graça de segui-Lo e amá-Lo. Por isso, independentemente daquilo que seja a sua missão no mundo e da responsabilidade que lhe é confiada, seguir Jesus é o fundamental. Saiba que a recompensa é Ele mesmo, Ele é o tesouro, Ele é a graça, e não podemos perdê-Lo.

Se o Senhor o chama, não deixe de segui-Lo, porque a maior graça e vocação é o amor

Se, muitas vezes, somos chamados a abnegar, a renegar o que temos para segui-Lo, não nos preocupemos, porque Ele não vai deixar de cuidar de nós. “Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, campos por causa de mim e do Evangelho, não se preocupe porque teremos cem vezes mais – irmãos, irmãs para cuidar, pais, mães” (cf. Mateus 10,29).

Tenho que testemunhar que, há 30 anos, quando tinha 15 anos, fui para o seminário seguir Jesus. Tudo deixei, os sonhos, as expectativas de vida, para gerir um novo sonho: ser também um pescador do Evangelho. Digo isso a jovens, moças, rapazes, homens e mulheres que são chamados nas mais diversas realidades e situações para o seguimento de Jesus: não seja movido pelo medo.

É verdade! Se o que move o nosso coração é a ganância do mundo, Deus não satisfaz a ganância, a avareza nem a cobiça do mundo, mas Ele satisfaz as necessidades do nosso coração, da nossa alma; Ele se torna o alimento, a riqueza, e nos dá toda a dimensão da eternidade sem nunca deixar que nos iludamos no caminho. Teremos tudo isso com tribulações, com perseguições, mas a Sua graça está conosco e na vida futura, a vida eterna.

Se o Senhor o chama, não deixe de segui-Lo nem de amá-Lo, porque a maior graça e maior vocação é o amor. Quanto mais você se doar pelo amor, mais o amor de Deus estará em você!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios