Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 4,7-15)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda a parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 125)

— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

—Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Mt 20,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

—Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

—Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Enquanto houver disputas, o Reino de Deus não produzirá frutos

Enquanto houver disputas, enquanto houver valorização de títulos e de cargos em qualquer lugar, o Reino de Deus deixará de crescer, florescer e produzir muitos frutos.

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mateus 20, 26-27).

Nós, hoje, celebramos na liturgia o apóstolo São Tiago, irmão de João e um daqueles três discípulos que estão sempre próximos de Jesus em ocasiões-chave da vida do Mestre. Quando Ele sobe ao Monte Tabor, quando Ele está sozinho no Horto das Oliveiras; em alguns momentos sempre estes três estavam junto d’Ele: Pedro, Tiago e João.

Nós hoje celebramos Tiago Maior, um dos filhos de Zebedeu, e é justamente assim que nos apresenta o Evangelho: a mãe dele, Salomé, e em outra narração do Evangelho, os dois filhos dela vão até Jesus pedir-Lhe para se sentarem no primeiro lugar no Reino de Deus, um à direita e outro à esquerda. Seja a mãe que manifesta a ambição pelos seus filhos, seja o filho, seja cada um de nós que manifestamos nossas ambições para Deus.

Nós queremos hoje aprender com esse diálogo entre os filhos de Zebedeu e o Senhor a medir também as nossas ambições, porque, no mundo em que vivemos “ser o primeiro, estar em primeiro” significa muita coisa humanamente falando. É objeto dos desejos humanos, queremos ser o primeiro filho, o primeiro da escola, queremos ser os primeiros em notas, em reconhecimento; o melhor amigo, o primeiro do coração desse, do coração daquele. Enfim, há uma ambição de reconhecimento, de valorização e de supervalorização. E quando isso move o coração humano de um jeito ou de outro, isso tira a paz do coração da pessoa.

Na Igreja isso, muitas vezes, acontece quando as pessoas supervalorizam o lugar, o cargo, o título, ou seja lá o que for. Mas Jesus hoje é categórico ao dizer que aquele que quiser ser o primeiro não tem problema, mas deve entender que ser o primeiro quer dizer ser servidor, estar a serviço de todos, se humilhar e se colocar em último lugar.

A Igreja não deveria ser constituída de lideranças, mas de servos, de servidores, de homens e de mulheres que se colocam à disposição e a serviço do Reino de Deus.

Enquanto houver disputas, enquanto houver valorização de títulos e de cargos, em qualquer lugar, o Reino de Deus deixará de crescer, de florescer e produzir muitos frutos. No coração de Jesus é de lá que nós não queremos sair, é de lá que queremos reinar eternamente.

Os últimos serão os primeiros, portanto, quem deseja ter um lugar único no coração de Deus comece a servir, comece a não buscar a valorização nem o reconhecimento humano, e a doar na gratuidade o seu coração para o serviço de Deus! Foi por isso que São Tiago entendeu a mensagem do Mestre e foi o primeiro a ser martirizado entre os doze apóstolos, dando a vida pelo Reino de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.