Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 4,7-15)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda a parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 125)

— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Mt 20,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Transformemos todo sentimento de grandeza em doação

Transformemos todo sentimento de grandeza em doação e serviço. Não queiramos reconhecimentos nem títulos; queiramos lavar os pés dos irmãos. Isso é o que nos tornará grandes no Reino dos Céus.

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20, 28).

A narração do Evangelho começa nos dizendo que a mãe dos filhos de Zebedeu pediu a Jesus um lugar de destaque para seus filhos no Reino dos Céus, para que um deles pudesse se sentar à direita e o outro à esquerda d’Ele.

A ambição daquela mãe é também a ambição do coração daqueles discípulos; eles serviam a Jesus, mas queriam privilégios, reconhecimento e favorecimento. Queriam que Deus realmente lhes concedesse a melhor recompensa por aquilo que faziam.

É óbvio que toda mãe quer o melhor para seu filho, é verdade que toda mãe quer um lugar de destaque para os filhos. Contudo, no Reino de Deus não é assim. No Reino de Deus o sentido não é o destaque, a promoção nem a nossa valorização em detrimento dos outros. Nele a lógica é do serviço e da entrega. Nele a lógica não do estrelato, mas sim do anonimato; não da coroa, mas do lavar os pés.

Por essa razão, quem quer seguir a Jesus deve abrir mão das ambições e das competições. Deus tem um lugar único para cada um de nós no Seu coração; contudo, não podemos querer ser mais do que os outros. Pode ser que nós não contenhamos os impulsos do coração e que o sentimento de grandeza tome conta dos nossos sentimentos, dos nossos afetos e da nossa razão.

O que precisamos é transformar todo sentimento de grandeza em serviço, em doação e entrega para o outro. Quem tem o sentimento de grandeza não queira reconhecimentos nem títulos, queira lavar os pés dos irmãos. Estes é que serão considerados grandes no Reino dos Céus!

Pode ser que muitos que recebam os aplausos e os reconhecimentos humanos não sejam conhecidos nem reconhecidos por Deus. Não basta somente servir o Senhor; é preciso servi-Lo com o coração de servo, entregue a Deus sem querer grandezas nem aplausos humanos!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.