Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 4,7-15)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda a parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 125)

— Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

— Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Mt 20,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Reino consiste em servir sem esperar nada em troca

 “Quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20,27-28).

Celebramos, hoje, o apóstolo São Tiago Maior, irmão do apóstolo João e filhos de Zebedeu. Eles estavam ao longo do mar da Galileia, quando Jesus os viu e os chamou. Eles deixaram suas redes e seguiram a Jesus, se tornaram discípulos e, como bons discípulos que foram, fizeram parte do grupo dos apóstolos, dos Doze que eram próximos, íntimos e, ao mesmo tempo, enviados de Jesus para levar a Palavra de Deus aos corações da humanidade.

O Evangelho nos aponta que a mãe de João e Tiago que, hoje celebramos, se aproximou para fazer um pedido inusitado a Jesus. Como boa mãe – porque a mãe quer sempre o melhor para os seus filhos, quer seus filhos muito próximos a Deus –, ela foi pedir: “Coloque os meus filhos no Seu Reino à Sua direita e à Sua esquerda?”.  

Mãe que é mãe quer sempre os seus filhos no melhor lugar. Eles já estavam com Jesus, mas a mãe queria mais um destaque porque quem está à direita e à esquerda são os mais importantes.

Jesus escuta com muita atenção e amor o pedido daquela mãe, mas Ele diz: “Vocês não sabem o que estão pedindo”. Aliás, eles também foram com a mãe porque também queriam esse lugar de destaque. Em outra narrativa evangélica, mostra eles pedindo.

Aqui é importante observar, primeiro, que isso causou indignação no grupo dos discípulos, mas, ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para Jesus mostrar no que consiste o Reino dos Céus.

O Reino de Deus é quem serve sem esperar nada em troca, serve por amor

O Reino dos Céus não tem nada a ver com essas pretensões humanas e mundanas do mundo em que vivemos, onde as pessoas se sentem privilegiadas porque estão perto desse ou daquele; porque tiraram uma foto com esse; porque é amiga daquele outro. O Reino do Céus não é isso, não é ter destaque e importância. O Reino dos Céus não é ser muito curtido, valorizado, e assim por diante. O Reino dos Céus é, acima de tudo, servir.

Jesus estava dizendo à mãe dos filhos de Zebedeu: “Não cabe a mim dizer quem vai ficar à minha direita ou à minha esquerda. Cabe ao Pai. E qual é a importância do lugar que vão ocupar? Porque, no Reino, quem quiser ser grande é muito simples: não precisa ter nome, é só servir. No Reino de Deus é só fazer o que eu faço porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”.

Hoje, celebrando o apóstolo São Tiago, queremos celebrar a essência do que é ser discípulo e seguidor de Jesus Cristo. Muitas vezes, veneramos, aplaudimos, corremos atrás das pessoas que têm nome e destaque. Que beleza saber que o Reino de Deus é aquela pessoa que está servindo sem ninguém reconhecer, é aquela pessoa que está cuidando dos bancos da Igreja, limpando a Igreja! Que beleza ver pessoas anônimas, muitas vezes, até desprezadas cuidando dos pobres e doentes!

O Reino de Deus são aquelas pessoas que estão cuidando umas das outras, estão servindo e não são reconhecidas, aplaudidas nem valorizadas. Essas são grandes no coração de Deus!

O Reino de Deus não são os destaques das nossas redes sociais, o Reino de Deus é o serviço, a humildade, a doação e a dedicação. O Reino de Deus é quem serve sem esperar nada em troca, serve por amor e, por amor, coloca-se a serviço do Reino e da vida dos irmãos.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.