Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (1Cor 1,1-9)

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus:5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Evangelho (Mt 24,42-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe.51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

É necessário vigilância para pertencer ao céu

É essencial que vivamos na espiritualidade da vigilância para entrarmos no Reino dos Céus

“Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mateus 24,44). 

Meus irmãos, não podemos levar a vida de forma leviana, porque isso significa levá-la de qualquer jeito, deixando-a ir e não termos cuidado, vigilância e responsabilidade em nossas atitudes; é dizermos: “Depois eu melhoro! Depois eu me converto! Depois eu arrumo isso!”.

Sempre deixamos muitas coisas para ver depois, entretanto, nem sabemos se esse “depois” vai chegar. Não sabemos se teremos oportunidades para depois nos reconciliarmos, para consertarmos aquilo que estragamos, colocarmos no lugar certo aquilo que estava errado.

O tempo sempre é agora, o dia da conversão é sempre hoje, o dia de tomarmos atitude é neste momento. Deixar para depois é procrastinar e desperdiçar a graça. Recebemos a graça, escutamos Deus falando ao nosso coração, mas dizemos: “É Deus quem está falando a mim, mas depois eu resolvo isso! Em outro momento, vou mudar minha atitude ou minha situação!”. Isso é falta de cuidado, de prudência, vigilância e responsabilidade com esse dom maior que Deus nos concedeu. É essencial que vivamos na espiritualidade da vigilância para entrarmos o Reino dos Céus!

O que é o vigia? É aquele que cuida. Fico pensando no vigia de uma casa, de uma escola, de uma empresa; ele está tão acostumado a não acontecer nada, que faz apenas aquela ronda e vai dormir. Que decepção! O patrão ou os ladrões podem chegar, uma situação incômoda pode acontecer, e é ruim ele ser preso de forma tão desprevenida!

Não viva uma vida de qualquer jeito, não viva uma vida desprevenida e sem cuidado, como se Deus não estivesse vindo, como se tivéssemos todo o tempo do mundo para consertar os erros ou as coisas que não estejam bem em nossa vida.

O tempo que temos é o hoje, e o que podemos fazer para sermos melhores é agora, porque é o único tempo que nos resta!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.