Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Ts 2,9-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Tessalonicenses.

9Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis.

11Bem sabeis que, como um pai a seus filhos, 12nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos, para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. 13Por isso agradecemos a Deus sem cessar por terdes acolhido a pregação da Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 138)

— Senhor, vós me sondais e me conheceis!

— Senhor, vós me sondais e me conheceis!

— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

— Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite!” Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia.

Evangelho (Mt 23,27-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.

29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Tiremos do nosso coração toda hipocrisia e injustiça

 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parece belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! ” (Mateus 23,27).

Conteúdo em áudio:

Sabe, meus irmãos, não há coisa mais dura para a alma e para o coração do que estarmos cheios de hipocrisia e de injustiça. Não é a placa religiosa que salva, não é a placa religiosa ou o estatuto religioso que não é o próximo de Deus. Não é o fato de ser padre, pastor, bispo… Não é o fato de ser leigo, consagrado, membro do apostolado da oração, ministro da Eucaristia. Não é o fato de sermos católicos, evangélicos, cristãos. É claro que são os meios, é o caminho que Deus nos deu para estarmos próximos d'Ele. Não vamos relativizar as coisas, não vamos colocar tudo e dizer: “O que importa é que preciso ir para a Igreja”.

Não! Eu preciso ir, eu preciso ser autêntico na minha vivência religiosa. Eu preciso ser um bom padre, ser um padre autêntico, ser um cristão autêntico. Preciso ser um católico autêntico. Você precisa ser um ministro autêntico naquilo que você vive. Não posso colocar a minha cruz como se ela fosse o meu elo de salvação e querer aparecer porque eu carrego uma cruz, porque estou com uma tala religiosa no pescoço. Não posso achar que porque sou da denominação tal, do grupo tal, do apostolado esse ou aquele, que é isso que me salva. É eu colocar em prática que aprendi e aquilo que ensino.

A religião que apóia a hipocrisia não é a religião do coração de Deus

Muitas vezes, estamos cheios de falas, de convicções, de pregações para fora. Somos pessoas moralistas, exigentes com os outros, mas que dureza aquele que conhece os corações, aquele que perscruta como nossas almas e nos mostra que o nosso interior está cheio de hipocrisia e de injustiça.

A hipocrisia é não vivermos o que falamos, é sermos contraditórios, falarmos uma coisa e vivermos outra, mas, sobretudo, sermos injustos, porque a injustiça é uma das maiores maldades.

Praticamos o mal ao outro quando somos injustos e falamos mal do outro. Falamos bem de Deus, mas quando saímos da frente dos outros somos pessoas dissimuladas, falamos uma coisa aqui, outra ali, não falamos na frente o que falamos por trás; agimos de uma forma diferente quando estamos nessa situação. Enfim, a hipocrisia não cabe na religião ou uma religião que apóia a hipocrisia não é uma religião do coração de Deus.

Portanto, se Jesus chamava no Seu tempo a atenção dos mestres na Lei e dos fariseus hipócritas, que não sejamos nos mestres da Lei e os fariseus hipócritas, aqueles que falam muito de Deus, pregam Deus para lá e para cá, mas não vivem a vontade d'Ele. Que Deus nos corrija!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com - Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.