Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Esd 1,1-6)

Início do Livro de Esdras.

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

Evangelho (Lc 8,16-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A luz de Deus nos direciona

A luz de Deus nos ajuda a caminhar na luz, tira-nos das trevas, porque Ele torna tudo claro e manifesto

“Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto” (Lucas 8,17).

Deus é luz, e quem está n’Ele permanece na luz. Como essa palavra de Deus se aplica em nossa vida, no nosso coração e nas nossas relações humanas? Quem está em Deus deve ser uma pessoa transparente, que caminha sempre na luz e não na escuridão da vida, mantendo tudo o que faz escondido, sem ninguém saber.

As nossas boas obras devem ser manifestadas e conhecidas. Não é que temos de fazer propaganda, chamar à atenção, pois as obras boas que fazemos claramente aparecem, são perceptíveis; mas as obras ruins também.

Por que conhecemos as obras ruins? Para corrigi-las, para direcioná-las e tirá-las da escuridão e das trevas. Quando não conhecemos as coisas negativas que estão em nós, as pessoas, falam, comentam, não vemos, mas é sinal de que não estamos colocando a nossa vida na luz.

Quando colocamos a nossa vida na luz, vemos, claramente, as inclinações positivas, as boas obras que devemos fazer, porque a luz de Deus nos dá direção e nos mostra por onde devemos caminhar.

Quando estamos em Deus, também temos clareza de nossas fraquezas, dos nossos limites, erros e pecados. Não é para vivermos nos acusando nem acusarmos os outros, é o contrário, é para corrigir aquilo que em nós precisa ser corrigido, é para, com o auxílio da luz de Deus, sair das trevas e caminhar na direção da luz, da vida, e ser luz também para os outros, para ter paciência com os limites e fraquezas do outro. A luz de Deus nos ajuda a caminhar na luz, tira-nos das trevas, porque Ele torna tudo claro e manifesto.

Há muitas coisas escondidas dentro de nós; há coisas que guardamos no interior da nossa alma que nem mesmo nós temos consciência delas. Não é para ficarmos fazendo tempestades no coração e na mente, mas é para deixarmos tudo se iluminar, clarear, tudo vir à luz. Para retirar o que não serve, o que não presta, e curar o que precisa ser curado, transformar o que precisa ser transformado, mas para eliminar aquilo que não nos santifica nem nos torna um verdadeiro filho de Deus.

Que a luz de Deus direcione, encaminhe nossos passos e nos ajude a caminhar na vontade do Senhor.

Deus abençoe você!

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=zPfkxAY3I5o
 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.