Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 7,18-25a)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.

22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

— Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!

— Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.

— Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.

Evangelho (Lc 12,54-59)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos a sabedoria do Espírito

 “Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lucas 12,56). 

Vivemos num mundo de muitas especialidades, há pessoas especialistas em diversos assuntos. Há aqueles que sabem realmente prever a meteorologia, os aspectos do céu e da terra. Há os diversos profissionais nas diversas áreas da vida. Há os psicólogos, psiquiatras, médicos, e cada um procura crescer mais no conhecimento da sua área. E, que assim seja abençoado, porque é muito importante uma ciência cada mais séria e serena que traga luz para a nossa vida. 

Não podemos ser insensatos e hipócritas, não podemos, na verdade, cometer a leviandade na fé. Muitos têm sabedoria para tudo, têm respostas para tudo, mas, infelizmente, não têm discernimento espiritual, não sabem discernir a voz de Deus, a luz de Deus, a Palavra de Deus, aquilo que Ele dirige à nossa vida.  

A vida no Espírito é a vida de oração e intimidade com Deus

Dedicamo-nos tanto às outras coisas, somos sábios aos nossos próprios olhos, mas não temos a sabedoria do Espírito. 

Por que não temos a vida do Espírito? Primeiro, porque não procuramos levar a vida no Espírito como precisa ser levada. A vida no Espírito é a vida de oração e intimidade com Deus. Segundo, não mergulhamos na Palavra de Deus, não nos voltamos para a Palavra que nos dá vida e sabedoria divina. Terceiro, porque não submetemos a nossa vontade à vontade de Deus, à luz de Deus, à sabedoria de Deus. Até queremos transformar a vontade de Deus na nossa vontade, queremos transformar o conhecimento de Deus no nosso conhecimento; queremos que Ele pense como nós, fale como nós e falamos até no lugar de Deus. Porque tamanha é a sabedoria que cada um de nós acha que tem. 

Eu sei que para futebol tem especialistas, para cada um dos esportes tem aqueles que têm as respostas e explicação para tudo. Eu sei que para as outras áreas da ciência, na gastronomia têm aqueles que são conhecedores profundos, mas de Deus não existe conhecedores profundos. De Deus, não é estudo filosófico nem teológico, o discernimento em Deus é aquele que procura ter intimidade com Deus, obediência a Deus, comunhão com a Igreja e vida no Espírito. 

Procuremos viver uma vida de maturidade em Deus, mas, sobretudo, vivendo na espiritualidade que nos leva a ser submissos a Ele. 

Deus abençoe você! 

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.