Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 1,1-8)

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Ouça a homilia do Evangelho de hoje

Evangelho (Lc 10,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reacendamos o dom que recebemos de Deus

Que possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos em nossa vida

“Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2Tm 1, 6).

Celebramos os apóstolos São Timóteo e São Tito, dois discípulos de São Paulo, grandes colaboradores da missão que este apóstolo teve na edificação da Palavra de Deus nas primeiras comunidades cristãs.

O que ouvimos, hoje, na Segunda Carta que São Paulo dirigiu a Timóteo, é a exortação para que este pudesse reacender e reavivar a chama do dom de Deus que recebeu, para que não permitisse que essa chama se apagasse.

São Paulo recorda a Timóteo a fé sincera que sempre teve, sobretudo a fé que recebeu de sua avó Lóide e sua mãe Eunice. É como se fizesse uma releitura, uma retomada da história de salvação deste homem escolhido por Deus, que é Timóteo.

Sabe, meus irmãos, a fé é reativada, iluminada quando fazemos memória; e isso não significa simplesmente recordar, relembrar. É atualizar, fazer presente, é não deixar que algo que recebemos no passado fique simplesmente no passado.

Não se esqueça de que a chama de Deus, que foi acesa em nosso coração no dia do nosso batismo, não foi somente para aquele momento, mas para que iluminasse toda a nossa vida até a eternidade. Não podemos deixar que essa chama se apague, que fique ofuscada e esquecida. Precisamos reavivá-la, reacendê-la, pegarmos o entusiasmo do primeiro amor e deixar que Ele mova os nossos corações!

Quantos de nós começamos no seguimento de Jesus Cristo com entusiasmo, com gama, com uma vontade única de mudar de vida e nos encontramos tantas vezes desanimados, cansados, sem perspectiva, sem luz. Não renegamos a fé, mas também não assumimos para valer; não deixamos o caminho, mas não caminhamos com firmeza na direção.

É claro que amadurecemos e não precisamos viver as imaturidades daquela época, mas não podemos deixar que tanta maturidade nos torne pessoas racionais, frívolas e frias na vivência da fé.

Que hoje possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos um dia em nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.